Actualmente já existem em Portugal veículos com sistemas que têm exatamente essa função: avisar o condutor cansado antes de um acidente. Esta característica faz com que o sistema de sonolência do condutor seja uma das funções mais instalada em carros novos. Até ao final do ano, a Bosch espera vender mais de 2 milhões de radares e sensores que permitem aumentar a segurança do condutor.
O “passageiro invisível” continua a ser cada vez mais importante.
“Os sistemas de assistência ao condutor são um passo essencial no caminho para a “visão zero “, ou seja, erradicar as mortes na estrada”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão de Sistemas de Controlo de Chassis da Bosch.
Este objetivo reflete-se também no novo esquema de classificação do Euro NCAP, que está a promover a adoção de sistemas de travagem de emergência preditivos e que está a ter efeito nos números de produção para os sensores que são essenciais para os sistemas de assistência: “A Bosch espera vender mais de dois milhões de sensores de radar e vídeo em 2014, mais do dobro do que no ano passado”, diz Steiger.

Os seis sistemas de assistência usados com maior frequência em carros novos encontram-se listados abaixo em ordem crescente de freqüência:
ACC e ACC Stop & Go
Condução descontraída apesar do tráfego intenso: O Cruise control adaptável (ACC) funciona normalmente com um sensor de radar e mantém uma distância de segurança pré-definida para o carro da frente, mesmo em trânsito intenso. Ao acelerar e travar automaticamente, o sistema ajusta a velocidade ao fluxo de trânsito, garantindo simultaneamente uma condução suave e eficiente em termos de combustível.
Na versão Stop & Go, o ACC desacelera o carro em situações de trânsito, até parar completamente. Se o carro tiver uma transmissão automática, o ACC Stop & Go reinicia o motor quando os carros avançam após uma pequena pausa. Em última análise, o condutor não tem que se preocupar com uma condução mais intensa e permanece alerta por mais tempo. Ao oferecer uma maior variedade de sensores de baixo custo, como o sensor de radar de médio alcance, a Bosch está a aumentar a sua participação no mercado e a tornar os sistemas de assistência ao condutor, como o ACC e o ACC Stop & Go acessíveis até para carros pequenos e compactos.
Reconhecimento dos sinais de trânsito
O sistema de reconhecimento dos sinais de trânsito tem a capacidade de detetar limites de velocidade e proibição de ultrapassagem, tornam a condução mais fácil e eficiente. Uma câmara de vídeo lê os sinais de trânsito e apresenta informações relevantes através de símbolos no painel. Tal como o seu sistema para a instalação em automóveis, a Bosch desenvolveu também uma solução gratuita de reconhecimento de sinais de trânsito para smartphones. A aplicação “myDriveAssist”, disponível na App Store e Google Play, utiliza a câmara interna do smartphone para reconhecer os sinais de trânsito.
Assistência na Faixa de Rodagem
O sistema de Assistência da Faixa de Rodagem está instalado em 10 por cento de todos os automóveis novos matriculados em 2013, na Alemanha e compreende três sistemas: O sistema de aviso de saídas de faixa de rodagem, que tem a capacidade de evitar acidentes pois avisa o condutor, por exemplo através da vibração do volante, assim que o veículo sai do percurso normal involuntariamente; o assistente de manutenção da faixa de rodagem dá um passo à frente: quando o carro fica muito perto do limite da faixa, o sistema orienta o veículo de uma forma suave mas firme, na direção oposta.
Ao contrário, o assistente de mudança de faixa monitoriza a área envolvente, lateral e diagonal para a traseira do veículo. A luz de aviso no espelho lateral avisa o condutor quando outro carro se aproxima a alta velocidade ou se o mesmo já se encontra no “ângulo morto“.

Travagem de emergência automática
Colisões traseiras estão entre os piores acidentes na estrada, especialmente sempre que peões ou ciclistas estão envolvidos. Um sistema automático de travagem de emergência pode evitar este tipo de acidentes ou, pelo menos, atenuar as suas consequências.
Quando o sistema identifica um possível obstáculo, o assistente prepara ou aciona automaticamente um sistema para uma travagem de emergência , se o condutor não tiver reação. A Comissão Europeia, após rever um estudo sobre este tipo de elementos de segurança, concluiu que com este sistema seriam evitados 27% dos acidentes de viação. Este tipo de proteção preditivo de peões será obrigatório a partir de 2016, de forma a poder candidatar-se à mais elevada classificação de cinco estrelas do Euro NCAP.
Controlo de iluminação inteligente
O objetivo de equipar um veículo com o controlo de iluminação inteligente é ver e ser melhor visto. Ao conduzir à noite ou num túnel, o assistente ativa ou desliga automaticamente os médios conforme necessário. Se não forem detectados automóveis à frente do veículo em circulação, o sistema de controlo de iluminação liga automaticamente os máximos (desde que o veículo não esteja numa área congestionada).
Paralelamente, os controlos de iluminação inteligente ajustam constantemente os faróis ao longo da estrada ou alternam continuamente entre máximos e médios. Como resultado, o sistema garante a melhor iluminação possível sem encadear os outros condutores..

Detecção de sonolência
Microssono, concentração a diminuir e fadiga ao volante são sintomas altamente perigosos e responsáveis por muitos acidentes em todo o mundo. No entanto, os primeiros sinais podem ser detectados precocemente em condutores distraídos e cansados.
A diminuição de reações ao volante e de correções do percurso na faixa de rodagem são alguns dos sinais detectados por este sistema inovador da Bosch. De facto, o sistema de detecção de sonolência da Bosch analisa constantemente o comportamento do condutor através de um sensor de ângulo de direcção ou da direcção assistida elétrica para detectar padrões típicos de fadiga.
O sistema regista igualmente movimentos bruscos, pequenos e sucessivos na condução, alertando o condutor para o seu estado de sonolência. Complementadas por outros parâmetros (como tempo de condução e hora do dia), o sistema pode identificar os sinais de alerta de fadiga, enviando de seguida, um sinal sonoro ou visual que alerta o condutor para uma pausa antes de adormecer.
Enquanto um dos maiores fornecedores do setor automóvel, a Bosch abrange toda a gama de produtos e sistemas de assistência ao condutor. Ao desenvolver os sistemas ABS e ESP, a empresa lançou as bases para uma condução cada vez mais segura e com menos acidentes. De facto, a tecnologia ESP é também fundamental para a condução automatizada, uma vez que os carros utilizam cada vez mais sensores que lhes permitem “ver” e perceber gradualmente a envolvente.
Comentários recentes