Há claramente tecnologia, há vontade, há vantagens colossais para o desenvolvimento humano e sustentabilidade ambiental, no entanto, há o petróleo!
Perante as tentativas de bloqueio desta revolução impõe-se a questão do que é que tem sido feito para que esta tecnologia sobreviva e cresça no mercado.
A resposta é, Elon Musk.
Confusos? Talvez para muitos Elon seja um completo desconhecido, mas para outros, poderá já ser um velho conhecido. Elon nasceu em Pretória, na África do Sul, a 28 de Julho de 1971, e é um dos mais bem-sucedidos empreendedores a nível mundial.

Formado em economia, ao longo destes anos Elon, tem transformado todas as empresas que cria em verdadeiras fontes de rendimento. Agora com 41 anos, Elon tornou-se milionário com 28 anos após ter vendido a sua primeira empresa à Compaq por cerca de 307 milhões de dólares com um acréscimo de 34 milhões em acções. A empresa chamada de Zip2 consistia na de construção de conteúdos para sites de notícias. A venda foi consumada em 1999.
Elon criou ainda empresas como a PayPal, a SpaceX e a Tesla Motors. Sendo que Elon recentemente vendeu a empresa PayPal ao eBay por um valor de 1,5 mil milhões de dólares.
Quanto à SpaceX, a empresa ficou conhecida por ter vendido o primeiro voo comercial à lua. Missão cumprida em 2013, contratada pela Astobotic Technology, tendo como objectivo a colocação de um veículo na superfície lunar.
Em 2003, em conjunto com Martin Eberhard e com Marc Tarpenning, é criada a empresa Tesla Motors, empresa que se dedica ao desenvolvimento de veículos eléctricos de alta performance. No entanto, a empresa também produz componentes para veículos eléctricos.
Sim, veículos eléctricos de alta performance, é isso que vos vamos falar a partir deste momento. Elon foi uma das pessoas chave para a criação do primeiro veículo da marca, o Tesla Roadster.
Tesla Roadster

Este foi o primeiro veículo criado pela empresa americana, apresentado ao público a 19 de Julho de 2006 em Santa Mónica. Esta apresentação decorreu num evento privado, onde foram convidadas apenas 350 pessoas.
De acordo com a EPA, este veículo pode circular cerca de 393 km com apenas um único carregamento e vai dos 0-97 km em apenas 3,7 ou 3,9 segundos, dependendo do modelo. Sendo que este veículo é o primeiro a utilizar baterias de iões de lítio, tendo um consumo eléctrico de cerca de 133 W h/Km. O veículo pesa 1140 kg, tendo um comprimento de 3946 mm, uma largura de 1873 mm e uma altura de 1127 mm.
Em 2009, durante a Global Green Challenge na Austrália, o Tesla Roadster bateu o recorde mundial, conseguindo assim alcançar 501 km com apenas um carregamento. Em média neste desafio a velocidade foi de 40 km/h.
Além dessa distinção, em 2010 o Roadster foi o primeiro carro eléctrico a vencer o Rally de Monte Carlo em energias alternativas, sendo também o primeiro carro eléctrico a vencer um campeonato organizado pela Ferderation Internationale de l’Automobile, nas mãos do ex-piloto de fórmula 1, Erik Comas.

Desde 2008 até 2012, a Tesla vendeu mais de 2450 modelos Roadster em cerca de 31 países. O preço base do automóvel varia de país para país, tendo um preço base nos EUA de 109 mil dólares, cerca de 86 950 libras no Reino Unido e cerca de 84 mil euros na Europa, sendo até incentivado por muitos governos a nível mundial.
Funcionalidades/Características
- Selector de Interiores;
- Botão de engrenagem actualizado;
- Interior executivo de fibra de carbono e couro;
- Corpo dos bancos de fibra de carbono.
- Porta-luvas envolto em couro;
- Computador de bordo;
- Resposta anti-balanço, sendo os bares dos amortecedores reguláveis manualmente;
- Aquecimento e ar-condicionado;
- Motores eficientes;
- Um conjunto de medidas de isolamento acústico para reduzir drasticamente o ruído e a vibração;
- Pára-choques dianteiro com aberturas de difusão, e difusor traseiro reflectindo o futuro do design de Tesla;
- Jantes disponíveis em prata e preto
- Sistema de apoio lombar;
- Ecrã táctil de 7 “com câmara de back-up.
Desenvolvimento
O desenvolvimento deste automóvel começou com Martin Eberhard e com Mar Tarpenning em 2003, no entanto, em 2004, Elon Musk teve um papel fulcral, tendo investido cerca de7,5 milhões de dólares na empresa e supervisionando a concepção de todos os produtos.
Nesse mesmo ano Elon torna-se presidente do conselho da Tesla, tenho recebido o prémio da Global Green Product em 2006. Prémio que distinguiu o design e a concepção do Tesla Roadster.
Em 2005 a Tesla e a marca de automóveis britânica Lotus chegam a um acordo sobre alguns produtos e serviços com base no Lotus Elise. A Lotus numa primeira fase prestou um serviço de assessoria na concepção e desenvolvimento do automóvel e em 2009 numa segunda fase ajudou no desenvolvimento básico dos chassis.
A equipa de desenvolvimento da Tesla decidiu que o corpo do automóvel deveria ser construído em fibra de carbono, minimizando assim o peso do automóvel. Sendo assim, o Roadster torna-se um dos carros mais baratos com uma pele inteiramente feita de fibra de carbono.
Em Agosto de 2009 e pela primeira vez, a empresa tem lucro com a venda do Tesla Roadster. A empresa consegue uma receita de 20 milhões de dólares, tendo assim uma margem de lucro de 1 milhão de dólares.
Prémios Recebidos:
- BusinessWeek : Melhor Produto de Design de 2007;
- Forbes : Best Cars 2006;
- Time : Melhores Invenções de 2008 – Criação de Transportes;
- Popular Mechanics : Breakthrough Awards 2006;
- Global Green EUA : Produto / Design industrial;
- CarDomain : Escolha do Público: Lançamento Automóvel Mais Excitante 2007
- 2009 Best Green Exotic;
Tesla Model S

O Tesla Model S foi concebido por Frank Von Holzhausen, que já trabalhou para a Mazda North American Operations. Este modelo foi anunciado em comunicado à imprensa a 30 de Junho de 2008, mas o primeiro protótipo foi apresentado publicamente somente a 26 de Março de 2009.
A sua construção que deveria ter começado na fábrica de montagem de Albuquerque, Novo México em Abril de 2007 foi cancelada, sendo posteriormente anunciado, em 2010, que o modelo iria ser produzido numa antiga fábrica de montagem automóvel em Fremont, na Califórnia, a Tesla.

Muito embora a linha de montagem seja na Califórnia, a empresa criou uma linha de montagem na Holanda, fazendo a partir daí a montagem e distribuição dos automóveis para o mercado europeu.
Os carros são construídos e testados em Fremont, mas a bateria, o motor eléctrico e as peças são desmontadas e enviadas separadamente para o armazém na Holanda.
Os 10 primeiros clientes receberam os seus carros na fábrica de Fremont a 22 de Junho de 2012, data do lançamento oficial. A partir desse momento o nível de produção foi sempre aumentando, sendo que em Agosto foram produzidos entre 15 e 20 carros por semana, em Novembro o número subiu para 200 e em final de Dezembro o número já estava nos 400 automóveis.
Nos últimos três meses do ano de 2013 a Tesla contou com uma entrega de 6892 automóveis. Nessa mesma altura foi anunciado que seriam dados à empresa 34,7 milhões de dólares livres de impostas para expandir a sua produção para 35 mil automóveis por ano, investimento feito pela Califórnia.

Em comunicado, a Tesla anunciou que pretendia começar o ano de 2014 com uma produção de 600 carros por semana, mas ao mesmo tempo queria terminar o ano com cerca de 1000 unidades por semana. Em Maio deste ano a empresa anunciou que o objectivo de entregar ainda este ano mais de 35 mil automóveis será atingido.
Funcionalidades/Características:
- Além das características presentes no modelo anterior;
- Versões com dois motores all-wheel-drive;
- Piloto automático;
- Painel de instrumentos;
- Garantia e manutenção dos automóveis;
- Modelo de 5 portas;
- Bateria de 85 kW;
Este modelo vem equipado com uma bateria de 85 kW, podendo com apenas um carregamento fazer cerca de 426 km, superando assim o Tesla Roadster e liderando o mercado de carros eléctricos. Segundo a EPA, a taxa de consumo do Tesla é de 237,5 W por km.
Vendas
As vendas ao longo destes poucos anos têm crescido em flecha, sobretudo na Noruega e na Califórnia. Sendo até, considerado na Noruega pela segunda vez líder do ranking de vendas do mercado automóvel. No mês de Setembro e Dezembro de 2013.
Vamos então ver um quadro de vendas automóveis em torno do mundo.

Estes são os resultados que servem para sustentar o facto de que o Tesla Model S tornou-se o carro eléctrico mais vendido em todo o mundo.
A Tesla Motos faz a venda dos seus automóveis directamente aos consumidores, sem necessidade de criar uma rede de concessionários como muitos outros fabricantes fazem. Quanto ao preço do Model S em 2012 foi cotado entre 95,400 e 105, 400 dólares dependendo do modelo escolhido.
A partir de 2014 e dependendo do modelo pretendido os preços variam entre 69 mil dólares (72,600 €) para o modelo de 60 kW, 79,900 dólares (83,150 €) para o modelo de 85 kW e por fim 93,400 dólares (83,150 €) para o modelo de topo da marca, o P85. Para os modelos Performance, Signature e Signature Performance os preços rondam os 97,550 €, 101,400 € e 110,950 € respectivamente.
Prémios
- 2013 AutoGuide.com Reader’s Choice Car of the Year;
- 2013 World Green Car of the Year;
- Automobile Magazine’s 2013 Car of the Year;
- CNET Tech Car of the Year for 2012;
- Green Car Reports’ Best Car To Buy 2013;
- Motor Trend 2013 Car of the Year;
- Natural Resources Canada 2013 EcoENERGY;
- Popular Science’s Auto Grand Award Winner Best of What’s New list 2012;
- Time Magazine Best 25 Inventions of the Year 2012;
- Yahoo! Autos 2013 Car of the Year;
E o futuro, o que nos reserva?
O futuro é incerto, contudo existem três certezas. A primeira, é que o mercado dos automóveis eléctricos vai continuar a evoluir e a inovar, sendo também com certeza a Tesla Motors uma das empresas que vai impulsionar essa evolução.
Tesla Model X
A segunda certeza é o lançamento do Tesla Model X já durante o próximo ano, uma vez que o seu protótipo já foi apresentado.

Hyperloop
A última certeza é a constante evolução do Hyperloop. E o que é o Hyperloop?
Este conceito consiste num tubo de baixa pressão onde cápsulas serão transportadas a grande velocidade através desse mesmo tubo. Este conceito permite viajar a uma velocidade de 1200 km/h.
A construção de uma ligação entre Los Angeles e San Francisco custaria cerca de 6 mil milhões de dólares, muito menos que os 70 mil a 100 mil milhões de dólares previstos para o comboio de alta velocidade.
As principais características deste transporte seriam a menor vulnerabilidade a sismos e menos exposto a acidentes que o comboio ou o avião, uma vez que é impossível o Hyperloop descarrilar.

Este é um projecto apresentado como economicamente viável para ligações inferiores a 1500 km, onde o preço por viagem entre Los Angeles e San Francisco seria de 20 dólares, por 35 minutos de viagem
Este é com certeza um mercado em constante movimento e num futuro, num futuro próximo vamos com toda a certeza ver o crescimento destes projectos.
Por Hugo Sousa para Empresas Hoje.
O carro eléctrico mais vendido do mundo é o Nisssan Leaf.