Com sistemas inovadores de assistência ao condutor e do motor de força, bem como novas soluções de eletrificação e conectividade inteligente, a Bosch permanece na via rápida do segmento de duas rodas. Acima de tudo, a empresa tem potencial para ter um bom desempenho com soluções de software, que também têm vindo a ganhar importância no mercado dos motociclos.
O mundo das duas rodas está a passar por mudanças fundamentais e a Bosch está a tornar os motociclos adequados para o futuro. A Bosch conhece bem o software e a eletromobilidade – e está a trazer esse conhecimento para o mundo dos veículos de duas rodas.
Explica Geoff Liersch, responsável da unidade de negócio de Two-Wheeler & Powersports da Bosch, no salão EICMA 2023, em Milão.
A procura por soluções Bosch para motociclos e veículos desportivos motorizados está a aumentar, assim como os números do negócio: de 2019 a 2023, as vendas de veículos motorizados e de duas rodas da Bosch cresceram em média 8 por cento, apesar de um ambiente económico volátil.
O crescimento médio do mercado global de motociclos no mesmo período foi de apenas 1% a 2%. A Bosch tem agora um total de cerca de 500 colaboradores em todo o mundo, a trabalhar em ideias e soluções de ponta para motos, quadriciclos e motos de neve – um crescimento que triplicou desde 2016.
Ao mesmo tempo, a equipa tem acesso à rede de desenvolvedores e engenheiros da Bosch Mobility.
A Bosch é um importante impulsionador da inovação no mercado de duas rodas. Oferecemos aos nossos clientes tudo, desde componentes individuais até soluções completas de sistemas. Isso torna-nos bem-sucedidos tanto do ponto de vista tecnológico como comercial.
Afirma Liersch.
Tecnologia Bosch combina prazer de condução e progresso tecnológico
Cada vez mais padrão no setor automóvel, as funções on demand estão também a ganhar espaço nos veículos de duas rodas. Neste campo, a Bosch continua a construir as suas competências essenciais: desenvolver soluções que combinem o progresso tecnológico e o prazer de condução.
As soluções de software da Bosch possibilitam que os motociclistas possam instalar novas funções mesmo depois de adquirirem o seu veículo.
Dependendo do fabricante, as atualizações darão aos futuros clientes a oportunidade de adicionar recursos posteriormente, proporcionando-lhes uma experiência de condução personalizada ao longo da vida útil do veículo. Graças à nossa abrangente experiência em sistemas, podemos projetar essas atualizações para todas as principais funções do veículo.
Partilha Liersch.
Modos de pilotagem especiais ou avançados para uso em pista ou off-road, bem como funções de conveniência para a próxima viagem longa, podem assim ser adicionados mediante solicitação. Isso pode ser feito facilmente através do smartphone do próprio condutor: as novas funções são descarregadas na aplicação do fabricante do veículo e depois aplicadas no motociclo.
Para os fabricantes, esta solução também se aplica aos veículos elétricos de duas rodas. Por exemplo, o acelerador para diferentes velocidades pode ser definido ou removido, dependendo dos requisitos do país ou da classe da carta de condução.

Com a mesma arquitetura funcional, a Bosch permite atualizações de software over-the-air. Estas atualizações podem ser descarregadas na cloud, através de uma aplicação no smartphone do próprio piloto e carregados na motocicleta ou veículo desportivo – por exemplo, para realizar atualizações relevantes ou melhorar funções do veículo.
Isto aumenta a segurança e a conveniência, ao mesmo tempo que ajuda os fabricantes a servir o mercado mais rapidamente e a impulsionar a inovação com maior facilidade.
Bosch apresenta novo acionamento elétrico com 6 quilowatts de potência
O software não é a única área em que a Bosch está a fazer progressos. Ao nível do hardware, a empresa está a concentrar-se em novos desenvolvimentos para uma gestão eficiente do motor de combustão interna, ao mesmo tempo que trabalha em soluções para grupos motopropulsores elétricos.
Até 2026, a Bosch pretende gerar vendas de eletromobilidade no valor de 6 mil milhões de euros em todo o grupo – uma tendência que também está a ganhar impulso na unidade de negócios Two-Wheeler & Powersports.
Especialmente nos países asiáticos, onde os veículos de duas rodas são frequentemente a espinha dorsal da mobilidade, a eletrificação pode ajudar a trazer enormes melhorias na qualidade do ar local e na qualidade de vida.
Refere Liersch.

Embora o foco até agora tenha sido nas classes de menor desempenho de sistemas de acionamento elétrico de até 3 quilowatts, a Bosch está agora a desbravar novos caminhos. A sua propulsão elétrica integrada de 6 kW combina o prazer de condução com a utilidade diária.
Os seus valores de desempenho tornam o novo motor ideal para arquiteturas de veículos, como scooters grandes ou motocicletas clássicas, tanto em ambientes urbanos como para viagens de longa duração.
Com a produção a começar em 2025, o novo motor Bosch de 6 kW permitirá aos fabricantes eletrificar segmentos de veículos de duas rodas que até agora tendiam a apresentar tecnologia de motor de combustão. Desta forma, estamos a satisfazer não só as necessidades diárias de mobilidade nas cidades, mas também o desejo de desfrutar da condução fora dos centros urbanos.
Salienta Liersch.
A solução 2 em 1 da Bosch oferece um conceito integrado de gestão do motor com controlo do veículo e inversor. Conhecida como solução one-box, o seu design compacto liberta espaço de armazenamento para a bateria no veículo – de forma semelhante ao eixo elétrico da Bosch para automóveis de passageiros.
Além disso, o motor possui um conceito de refrigeração passivo: o inversor é refrigerado pela corrente de ar em vez de um complexo sistema de refrigeração a água. Os fabricantes a optar pelo novo motor elétrico da Bosch podem assim poupar nos custos do sistema.
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