A NEC, empresa fabricante de produtos electrónicos, tem vindo a desenvolver um sistema de autenticação de produtos. Este sistema compara imagens tiradas com o seu smartphone ou tablet com imagens seleccionadas e registadas pelos seus fabricantes num sistema de base de dados baseado na cloud.
Segundo a empresa, este é o primeiro sistema no mundo que pode identificar objectos individuais, ponderando mesmo a empresa começar a utilizar este sistema para encontrar produtos falsificados, rastrear a origem e a distribuição dos produtos originais e ainda gerir componentes em aplicações originais.
Esta é uma tecnologia inovadora e que apresenta uma precisão acima da média, no entanto a precisão depende também do material que está a ser analisado. A empresa testou este sistema com parafusos, onde foi anunciada uma taxa de erro inferior a um milhão de EER, unidade de medida de precisão utilizada na biométrica, em que valores inferiores sugerem dispositivos mais precisos.

O sistema foi apresentado em Tóquio nos últimos dias. Esta apresentação contou com uma demonstração, que consistiu em analisar uma bolsa de luxo utilizando este sistema e um outro dispositivo fabricado também pela NEC, uma lente close-up impressa em 3D.
“Esta é uma continuação do trabalho da NEC no reconhecimento de impressões digitais. O crescimento do mercado de biometria tinha parado, por isso, fomos à procura de uma nova oportunidade de negócio.“
Toshihiko Hiroaki, um gerente sénior da NEC Central Research Laboratories
Além de comercializar este sistema, a empresa está a procura de um parceiro para que possa também começar a comercializar a sua lente impressa em 3D. Segundo a NEC, o objectivo é começar a comercializar este dispositivo até ao final do seu ano fiscal de 2015, que termina a 31 de Março de 2016.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Comentários recentes