Ainda há uma resistência nos responsáveis técnicos nas empresas para utilizar estas soluções cloud como salvaguarda activa dos seus dados. Muita gente, principalmente o tecido empresarial mais antigo, tem uma relutância em manter os seus ficheiros e as suas base de dados sincronizadas com “computadores” e espaço “na nuvem” fora de portas, mesmo sabendo que a tendência é essa e ao nível de segurança está provado que funciona muito bem.
Para facilitar o acesso à informação dos vários e mais populares serviços cloud, fizemos um comparativo entre os seguintes fornecedores:

Claro que existem aqui alguns pontos a considerar: preço, popularidade e confiança.
- Quanto ao preço, pela tabela, não temos dúvidas que o serviço da Microsoft, o Onedrive, dá cartas e também é o serviço que tem por trás seguramente uma das mais poderosas empresas nesta área e uma que representa a excelência de serviços profissionais.
- Popularidade já é outra coisa. Por vezes as pessoas movem-se não pelo preço, não pela confiança, mas pela popularidade de um serviço. Actualmente o Dropbox goza dessa popularidade, desse mercado alargado de quem percebe e de quem ouviu falar. Contudo, popular e com provas dadas no segmento profissional está o Google Drive, este deve ser um serviço também a ter em conta.
- Confiança, é aqui que temos de nos posicionar em primeiro lugar. Quando falamos em alojamento profissional, onde iremos colocar os nossos dados, onde estará a correr a BD de uma empresa ou onde estará o backup para os dias de aflição, não vamos pelo preço, até porque a tranquilidade não tem preço; não vamos pela popularidade, até porque os nossos dados não são um assunto cor-de-rosa. Queremos sim confiança, queremos que um dia, quando o nosso servidor encomendar a alma ao criador e tudo o que lá está estiver perdido, que as cópias locais não funcionaram… que ao instalar um servidor novo, instalar o cliente cloud na máquina e o puxar o backup do último suspiro da máquina… tudo funcione e esteja lá.
Destaco claro a Meo Cloud, como serviço de confiança e por ser português. A Google como empresa que tem uma redundância brutal em termos de serviço e a Microsoft como a mais poderosa no segmento profissional.
E os restantes, não são de confiança?
São, e cada um destes apresentados tem provas dadas, mas o que referimos destacam-se nos vectores referidos, no preço, na popularidade e na confiança.
Depois há serviços bons que estão suportados na cloud da Amazon, no fundo partilham do preço da Amazon, da confiança e da popularidade desta espécie de cloud. A escolha é sempre do utilizador, até porque depois existem algumas empresas que fornecem também serviço de muita confiança.
Ainda há um ou outro serviço que primam pela qualidade, falo por exemplo do Tresorit.
O montante por GB associado ao OneDrive está errado.
em vez de 0,001 deveria ler-se 0,0098
Porque é que o Mega não está na lista? 50 GB grátis