A infografia compara o top 5 português das marcas mais populares com outros quatro mercados europeus – Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Polónia – e revela as principais diferenças entre eles. A Apple é líder isolada, com a excepção da Polónia, e atinge o seu máximo na Dinamarca, com 77%.

A situação em Portugal
Os dois fabricantes mais populares em Portugal consomem ¾ dos pageviews de sites nacionais servidos para mobile, deixando a grande distância o pelotão, encabeçado pela LG (6%).
A luta pela primeira posição
Embora em Portugal, como em vários outros países, a Apple lidere, tal não acontece na maioria dos mais de 20 mercados estudados pelo nosso parceiro Gemius. Na realidade, dois terços desses mercados são liderados pela Samsung, enquanto a marca da maçã lidera nos restantes 33%. Assim, as duas primeiras posições são sempre disputadas por estas duas marcas e em nenhum destes mercados outra marca consegue ocupar um lugar cimeiro.
Numa análise evolutiva, as tendências sugerem dois pontos importantes: que este dueto de líderes não está ameaçado por terceiros e também que a luta entre eles é intensa, indiciando possíveis trocas de pódio no futuro próximo.
No caso nacional, a vantagem da marca criada por Steve Jobs tem-se esbatido desde há dois anos, como se constata no gráfico abaixo, passando de uma vantagem de 38 pontos, para uns magros 9 p.p. no presente.

Sobre o netScope e os dados internacionais comparativos
Os dados portugueses apresentados foram recolhidos pelo netScope – sistema site-centric de tráfego auditado da Marktest. O estudo é realizado em parceria com a Gemius, operador internacional que realiza o mesmo estudo em vários países da Europa, Médio Oriente e Norte de Africa.
Outros dados internacionais disponíveis de forma livre:
Os dados utilizados para esta análise estão disponíveis nos rankings técnicos dos vários países. O ranking técnico Netscope pode ser consultado aqui.
Dados disponíveis para subscritores:
Cada publisher, se subscritor do tráfego auditado netScope, tem acesso aos dados para os seus próprios sites, através da consola gPrism, podendo assim comparar a sua situação com a média nacional e outros mercados estrangeiros.
Comentários recentes