A Dachser fechou o ano de 2015 com um forte crescimento orgânico. A multinacional atingiu uma faturação de 5,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 6,5 por cento face a 2014. O número de envios aumentou quatro por cento e situa-se, agora, nos 78,1 milhões e a tonelagem transportada registou um crescimento de 5,2 por cento, atingindo um total de 37,3 milhões de toneladas.
Refira-se que esta evolução é justificada, sobretudo, pelo contributo do transporte rodoviário de produtos alimentares e industriais a nível europeu. Também as exportações continuam a assumir um papel determinante na evolução positiva do negócio da multinacional. “As exportações dentro da Europa continuam a ser o motor do nosso crescimento. A isto, juntam-se as soluções integrais que combinam, de forma inteligente, os meios de transporte terrestre, aéreo e marítimo. Mas o que os clientes mais valorizam é, sem dúvida, o compromisso contínuo que mantemos com a qualidade de serviço”, refere Bernhard Simon, CEO da Dachser.
Dentro da unidade de negócio Road Logistics – que constitui 72 por cento da faturação da Dachser –, o segmento Dachser European Logistics é aquele que mais continua a beneficiar das exportações. Em 2015, através do transporte e armazenagem de produtos industriais, a organização alcançou os 3,4 mil milhões de euros de faturação, o que representa um aumento de 5,5 por cento face ao ano anterior. O número de envios e a tonelagem cresceram 3,8 e 4,2 por cento, respetivamente. De acordo com Bernhard Simon, durante o ano de 2015, a empresa “fortaleceu a sua cooperação com grandes clientes e ao mesmo tempo investiu em novos mercados. Além disso, 48 filiais da Península Ibérica foram adaptadas para o transporte de matérias perigosas, abrindo assim as portas ao setor químico espanhol que está em forte crescimento.”
O segmento Dachser Food Logistics foi aquele que registou o maior crescimento
O segmento Dachser Food Logistics foi aquele que, em 2015, registou o maior crescimento, com um aumento de 8,1 por cento, alcançando um total de 741 milhões de euros de volume de negócios, um resultado que fica a dever-se aos bons resultados da logística alimentar na Alemanha. A rede European Food Network registou, também, uma evolução positiva, assumindo-se como a rede de logística alimentar com maior cobertura na Europa.
Por sua vez a unidade de negócio Dachser Air & Sea logistics aumentou oito por cento. Uma vez que já está presente em todos os mercados mundiais de maior relevância, a Dachser optou por não aumentar a sua rede internacional, mas decidiu focar-se em processos estandardizados, sistemas informáticos integrados e na estreita ligação com a rede terrestre. Desta forma, a multinacional “procura oferecer soluções logísticas globais tanto de distribuição como de aquisição, permitindo às empresas contactar com um único interlocutor: trata-se do conceito DACHSER Interlocking”, explica Bernhard Simon.
Dachser prepara investimento de 125 milhões em 2016
Depois dos 81 milhões de euros investidos no ano anterior, 2016 ficará marcado pelo investimento de cerca de 125 milhões de euros. Saliente-se que parte do montante se destina aos sistemas informáticos e ao equipamento técnico. Contudo, a maior parte da verba será alocada, como em anos anteriores, à rede European Road Logistics onde, na Alemanha, Áustria, França e Polónia, a Dachser irá ampliar ou construir novas instalações logísticas.
Comentários recentes