A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem sido alvo de aluviões de intensidade significativa em diversas ocasiões ao longo da sua história. Estes eventos, são caracterizados por cheias rápidas e violentas, com transporte de material sólido em concentrações elevadas. O evento desta natureza mais recente, e com elevada gravidade, ocorreu a 20 de fevereiro de 2010, do qual resultaram dezenas de vítimas mortais, elevados danos materiais e destruição de infraestruturas.

O projeto MonitorizaRibeiras tem como objetivo a conceção de um sistema automático integrado no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) para a monitorização de algumas das ribeiras afetadas pela mais recente aluvião e que foram alvo de um estudo científico. A monitorização será predominantemente realizada por intermédio de câmaras de vídeo instaladas em diversas secções críticas ao longo das ribeiras, com envio de informação via rádio. Como se trata de um projeto‐piloto e que, naturalmente, envolve investigação, pretende‐se testar outros equipamentos auxiliares e complementares à monitorização com as câmaras, tais como sensores de radar e ultrasónicos de nível, sismógrafos, geofones e udógrafos para aumentar a já significativa rede de monitorização de precipitação do LREC com mais de 30 estações distribuídas pela ilha.
A rede de monitorização a conceber no âmbito do projeto proposto está pensada para ser o mais sustentável possível na medida em que o envio de imagens para o LREC é autónomo e livre de qualquer custo de serviço de telecomunicações. Além dessa importante vantagem, esta autonomia torna a rede mais fiável na medida em que não fica vulnerável às quebras de serviço que, tipicamente, acontecem nas telecomunicações durante e após a ocorrência de um evento extremo. Por outro lado, na eventualidade de um nó da rede se danificar, a mesma tem a capacidade de redirecionar o sinal para outro nó mais próximo sem prejuízo de funcionamento do sistema tornando‐o ainda mais fiável.
Um outro aspeto que merece destaque é o facto de cada nó da rede de monitorização, composto pela câmara e o equipamento de rádio, poder ser facilmente reposicionado noutro local, no caso de ser necessário uma otimização.
Como as ribeiras estão inseridas em locais muito montanhosos, de difícil acesso e com elevada probabilidade de ruína por escorregamento de terrenos, a solução para o envio de informação via radiofrequência apresentou‐se como sendo a mais adequada e mais robusta.
No futuro, o projeto MonitorizaRibeiras irá possibilitar o surgimento de parcerias, nacionais e internacionais, ao nível da investigação nesta área do risco. Além disso, pretende‐se que o projeto venha a desempenhar um importante papel na prevenção do risco de aluviões na RAM.
Comentários recentes