As redes sociais estão a entrar na adolescência. Entre as redes mais usadas hoje, o LinkedIn e o Hi5 são as mais antigas. Criadas em 2003, têm agora 12 anos. O Youtube tem 10 anos. O Facebook e o Twitter apenas 9.

As redes sociais estão a entrar na adolescência. Entre as redes mais usadas hoje, o LinkedIn e o Hi5 são as mais antigas. Criadas em 2003, têm agora 12 anos. O Youtube tem 10 anos. O Facebook e o Twitter apenas 9.
Sendo um fenómeno recente, as redes sociais têm tido no entanto um rápido crescimento e ganhado uma relevância muito grande nas nossas vidas. O boom do uso das redes sociais em Portugal dá-se em 2010 (crescimento de 51%) e depois ainda em 2011 (33%) e em 2012 (27%).
Atualmente, 65% dos portugueses com 15 e mais anos usam Internet e 55% usam redes sociais (há apenas cerca de 900 mil que usam a Internet e não usam redes sociais) . No mesmo sentido, 15% do consumo de Internet em 2014 (em páginas) foi feito em redes sociais.
remo
Hoje, falar de redes sociais é sobretudo falar do Facebook, a rede predominante em Portugal: 93% dos portugueses dizem, em 1º lugar e de forma espontânea, conhecer o Facebook, 94% têm conta no Facebook, 86% dizem que é a rede social que mais utilizam e 67% dizem que é a rede social que mais gostam.
Uma análise de tendências permite-nos verificar que a mobilidade é talvez a mais relevante dos últimos anos. Isto deve-se a uma conjugação de fatores:
Hoje, 27% dos acessos a sites de media em Portugal é feito através de equipamentos mobile e 22% por smartphone.
Não se prevê que nos próximos tempos o Facebook perca a sua relevância e abrangência, são no entanto evidentes novas redes emergentes, como o Instagram, Pinterest ou Tumblr. O Instagram é o 3º site mais conhecido (depois do Facebook e Twitter) e o 5º site onde mais utilizadores dizem ter pefil (depois de Facebook, Youtube, Google+ e LinkedIn). O Instagram e o Tumblr registaram ainda este ano a maior taxa de crescimento face a 20144.
Via Marketest
Comentários recentes