Segundo avançou o CEO da gigante de Cupertino, Tim Cook, os primeiros produtos resultantes da parceria entre a empresa e a IBM começam a ser comercializados no próximo mês, afirmando mesmo que esta parceria poderá mudar a maneira como as pessoas trabalham actualmente.
Este acordo exclusivo foi conseguido em Julho deste mesmo ano e consiste em juntar os iPhones e os iPads da Apple com os serviços de computação na nuvem e de análise da IBM.
No comunicado feito por Cook esta segunda-feira, o CEO da Apple diz que os primeiros produtos serão destinados aos sectores da banca, governo, seguros, viagens, telecomunicações, transportes e vendas a retalho. Sem avançar com muitos detalhes sobre os produtos, a Apple e a IBM estão em conjunto a criar ferramentas de segurança, análise e gestão específicas para iOS de forma a lançarem novos produtos inovadores no apoio às empresas.
Este acordo foi visto como um estranho casamento entre o hip Apple e a old-school IBM, no entanto, pode ser muito vantajoso para as duas empresas, sendo que a Apple não tem tido muita sorte com os parceiros e a IBM está a tentar expandir o seu negócio para o mercado móvel. Desta forma as duas empresas vão permitir aos dispositivos móveis como o iPhone e o iPad integrar-se mais facilmente com as empresas.

Esta já não é a primeira aposta que a gigante de Cupertino faz no mercado empresarial, no entanto parece ser uma aposta que a empresa quer manter e se possível aumentar, pois deste modo as vendas de dispositivos móveis iriam gerar maiores margens de lucro ao ponto da IBM a pensar comprar iPhones e iPads para distribuir em alguns clientes específicos.
Anteriormente a Apple já tinha feito acordos com algumas empresas, como é o caso da gigante chinesa Baidu, cujos 20 000 dos seus funcionários utilizam iPhones, tendo mesmo até 30 aplicações desenvolvidas internamente, como é o caso também da empresa de elevadores e escadas rolantes Schindler, em que mais de 20 000 dos seus funcionários utilizam também iPhones com cerca de 20 aplicações desenvolvidas também internamente e por fim a rede pública do Minnesota que implementou cerca de 25 000 iPads.
Neste quarto trimestre a venda de iPhones aumentou, ao contrário do que aconteceu com a venda de iPads. A empresa vendeu cerca de 39,27 milhões de iPhones, ultrapassando os 33,8 de dispositivos vendidos durante o mesmo período do ano passado, enquanto a venda de iPads rondou os 12,3 milhões de dispositivos, bastante abaixo dos 14,08 milhões de dispositivos vendidos durante o mesmo período do ano transacto.
Com este negócio a Apple quer aumentar estes números e quer definitivamente entrar no mercado empresarial.
Por Hugo Sousa para Empresas Hoje
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