Isto acontece muito devido à opção pela redução dos custos mas também por uma questão de gestão de tempo. De facto, custos de transporte e tempos perdidos em viagens são sempre de evitar. Por outro lado, são estas viagens que permitem às empresas estarem próximas dos seus clientes, fornecedores, parceiros ou esmo com sucursais da própria empresa, pelo que a relação não deve ficar esquecida.
Existem já vários programas que potenciam este tipo de trabalho. De qualquer maneira, são soluções muito usadas ao nível particular, onde o compromisso de qualidade e disponibilidade do serviço não são chave. Ao nível empresarial, a oferta tem de ser outra, pois só assim se garante uma melhor qualidade de imagem e nível de serviço.
Neste ponto, importa referir também que existem já muitos fornecedores com ofertas integradas para a área empresarial. Porém, e pelo facto de a tecnologia e os próprios fornecedores estarem num nível ainda bastante inicial, são acessíveis apenas a empresas de grande porte, dado o seu custo avultado.

As empresas da área das TI devem, por isto mesmo, apostar na democratização deste tipo de trabalho, pois é um mercado imenso com imenso potencial de crescimento, trazendo muitas vantagens de economia e produtividade.
Idealmente, as empresas devem começar a apostar no fornecimento de soluções que utilizem, por exemplo, uma plataforma de cloud privada interligando várias outras plataformas, tais como aplicações para sistemas iOS, Android e Windows.
Desta forma, os colaboradores ficarão acessíveis a toda a hora e em qualquer parte, com grandes poupanças monetárias mas também com alta taxa de optimização do tempo, mantendo, simultaneamente, a relação com os profissionais que preenchem o seu quotidiano laboral.
Jorge Silva
Ricoh Portugal | Diretor de Marketing
Comentários recentes