Seja on-line ou na própria loja, na compra de presentes ou no desfrutar das festividades natalícias, os consumidores revelam optar pela velocidade e conveniência de cartões Contactless e novos métodos de pagamento, em detrimento do dinheiro físico.

Seja on-line ou na própria loja, na compra de presentes ou no desfrutar das festividades natalícias, os consumidores revelam optar pela velocidade e conveniência de cartões Contactless e novos métodos de pagamento, em detrimento do dinheiro físico.
De acordo com o estudo Digital Payments 2016 da Visa, existem 165 milhões de cartões Contactless e 3,4 milhões de terminais habilitados para NFC, em toda a Europa, a utilização dos mesmos cresceu de 36% em 2015 para 52% em 2016.
Esta tendência não se encontra apenas reservada para os consumidores mais jovens, tecnologicamente mais conscientes. A aceitação do Contactless aumentou em todas as faixas etárias, o maior aumento revela-se na faixa etária dos 55 aos 64 anos, que registou um crescimento de 64%, desde 2015.
De resto, a adoção de cartões Contactless tem vindo a ter um impacto tangível noutros métodos de pagamento. Em toda a Europa, os utilizadores de cartões Contactless encontram-se mais dispostos a utilizar um dispositivo móvel como forma de pagamento numa loja (52% de utilizadores de cartões Contactless vs 32% de utilizadores não Contactless), a efetuar compras através de uma aplicação do retalhista (49% vs 31%) e para o pagamento de uma refeição (50% vs 30%).
Além do aproveitamento dos benefícios de pagamentos Contactless, os consumidores também reconhecem as vantagens de outros novos métodos de pagamento. Em 2016, 44% das pessoas inquiridas pela Visa admitiram utilizar aplicações de pagamento móvel, face aos 38% no ano passado. Quase metade (46%) concorda que dispor da opção de pagamento através do próprio dispositivo móvel ou wearable torna mais fácil a compra dos bens de que necessitam.
Esta conveniência adicional promove igualmente a aceitação do uso da carteira digital através diversos canais de compra. Os consumidores europeus estão interessados em utilizar carteiras digitais para efetuar compras cara-a-cara (37%), através de aplicações (51%) assim como online (56%). Os consumidores concordaram que a maior conveniência (61%) e a capacidade de pagar a qualquer momento, em qualquer lugar (59%), constituem os principais benefícios.
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