Perante este cenário, é cada vez mais frequente surgirem novas campanhas, que vão sucessivamente antecipando as anteriores, como é o caso do “Singles Day” – originalmente uma tradição do mercado chinês, celebrada no dia 11 de novembro, e que se tem vindo a impor como mais uma data imprescindível para dar o pontapé de saída às campanhas de Natal.
Na mesma linha, em meados de outubro celebrou-se o Amazon Prime Day, um evento anual de descontos exclusivos para os membros do serviço de subscrição do gigante do e-commerce. Assim, a Perfume’s Club antecipou-se a essas datas com o seu próprio Dia Sem IVA: no início de setembro, a empresa aplicou em Espanha um desconto equivalente ao valor do IVA numa seleção de mais de 55% do seu catálogo online.

O êxito de todas estas campanhas, na sua maioria realizadas por empresas de e-commerce, evidencia uma das principais tendências que se consolidaram em 2020: cada vez são mais os consumidores que adotam as compras online. Uma das principais razões que justificam esta tendência prende-se com a conjuntura sanitária, que atraiu novos utilizadores para o comércio eletrónico.
A ampla variedade de produtos, o reduzido tempo de espera, a ausência de contacto físico e a comodidade de comprar frente ao computador ou ao telemóvel e receber a encomenda onde que quer que se encontre, posicionam a compra online como a modalidade favorita dos consumidores no momento de adquirir as prendas neste Natal.
De acordo com o CTT e-Commerce Report, divulgado em novembro passado, a expetativa dos retalhistas portugueses é de que o comércio eletrónico cresça na ordem dos 40% a 60% até ao final de 2020, precisamente em consequência do atual contexto de pandemia e de grande alteração dos hábitos dos consumidores.
No caso da perfumaria, as vendas online neste setor deverão passar de 6% para 15% do total e a Perfume’s Club irá encerrar o ano de 2020 com um crescimento da ordem dos 30 a 40% face a 2019.
Segundo Gerardo Cañellas, CEO e Fundador da Perfume’s Club,
os resultados obtidos em 2020 confirmam a tendência ascendente das vendas online no setor ‘beauty’, a qual já se vinha a registar nos últimos anos. Com a pandemia, a preferência pelas compras online acelerou, graças ao crescimento exponencial registado, e estabeleceu-se como a forma preferida de comércio entre os consumidores e as marcas.
Há dez anos tomámos consciência do potencial do e-commerce, e por isso fundámos a Perfume’s Club: o único ‘pure player’ [empresa que apenas vende através do canal online] do setor de beleza na Península Ibérica. A nossa natureza como comércio nativo digital levou-nos a desenvolver processos e a contar com os recursos necessários para ir ao encontro da procura atual e futura que representa esta mudança de paradigma
Definitivamente, 2020 foi um ano de mudanças não só apenas a nível social, como no que se refere ao consumo. A preferência crescente do público pela modalidade de compra online e a progressiva antecipação das compras de Natal confirmam uma mudança não só da indústria da cosmética e perfumaria, como de todos os setores de consumo.
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