Esta sugestões podem ser aplicadas a máquinas que estão a ser administradas pelo operador sem comprometer a segurança e estabilidade das mesmas.
1. Eliminar pastas antigas do Windows caso tenham actualizado o sistema operativo
Se por exemplo, o utilizador actualizou o Windows 7 para o Windows 8, podem ser eliminadas as pastas de cópia de segurança da instalação anterior do Windows. A pasta “Windows.old” está localizada na unidade C: e somente deve ser eliminada se o sistema funciona correctamente e não é necessário recuperar nada mais desta cópia de segurança.
Numa máquina ao executarem esta dica facilmente serão libertados muitos GB no disco.
2. Encontrar ficheiros gigantes e consumidores de recurso que estejam ocultos
Em alguns casos, este conselho tem mais impacto no espaço do disco. Um disco rígido pode ter muitos ficheiros e pastas grandes que provavelmente foram esquecidos. Podem conter temporárias de backups, documentos gráficos que já não utiliza, material multimédia que usaram para trabalhos e foram esquecidos e tudo isso está a consumir espaço na máquina. Os utilizadores devem verificar estas pastas para não ficarem sem espaço no disco.

Para isso, podem usar a ferramenta de pesquisa do próprio Windows para encontrar os ficheiros com grande tamanho. Mas se desejar, por exemplo, uma ferramenta para o ajudar, o TuneUp Utilities oferece uma função que mostra os “100 maiores ficheiros” em “Encontrar e remover grande volume de dados” no separador “Organizar Sistema” do programa. Todos os grandes ficheiros são mostrados de forma automática e instantaneamente.
3. Limpar cache da Pesquisa do Windows
O índice da Pesquisa do Windows mantém uma base de dados de atalhos, e-mails, ficheiros pessoais e muito mais. Ao invés de percorrer todo o disco rígido em cada pesquisa, utiliza este índice apresentando resultados ao instante. No entanto, a base de dados cresce rapidamente e com o tempo gera erros que chegam a supor resultados de pesquisa incompletos ou errados.
Recomenda-se limpar o índice de Pesquisa do Windows e criá-lo novamente com periodicidade. Para realizar esta recomendação o utilizador deve abrir o Painel de Controlo do Windows e escrever “pesquisar” na barra de pesquisa, logo seleccionar “Opções de indexação”, “opções avançadas” e clicar em “recriar”.

Há sempre alguns dados que são limpos. Não irá afectar a performance da máquina o facto de apagar esta indexação. Contudo, verá que nalguns casos o Windows reponde de forma mais célere.
4. Evitar atalhos corrompidos e entradas inválidas no histórico
Software de facturação, Office, Windows,… todos tem a sua própria lista de ficheiros usados recentemente, que podem conter links defeituosos e que ao clicar mostrem uma mensagem de erro.
O mesmo acontece no Menu Iniciar e nos atalhos da área de trabalho. O TuneUp Shortcut Cleaner encarrega-se disto, simplesmente basta aceder ao separador Organizar Sistema e, clicando em Remover atalhos corrompidos, o TuneUp Utilities analisa o PC e desfaz-se de todas as entradas inválidas. Esta tarefa também é realizada durante a Manutenção Automática ou na manutenção num Clique, recuperando alguns KB neste processo.
5. Utilizar as funções mais escondidas da ferramenta de limpeza do Windows
O Windows tem uma ferramenta que liberta espaço no disco, este faz uma limpeza efectiva, contudo a maioria das suas funcionalidades estão ocultas de forma nativa. Para activá-las o utilizador deve clicar com o botão direito na área de trabalho, escolher Novo, atalho e escrever o seguinte comando:
%SystemRoot%\System32\Cmd.exe /c Cleanmgr /sageset:65535 &Cleanmgr /sagerun:65535
O utilizador pode dar um nome como “Limpeza definitiva” e clicar em Finalizar.
Limpeza no PC concluída…
Este tipo de limpeza é diferente daquela que normalmente faz, como esvaziar a reciclagem ou apagar uma pasta cheia de imagens que já não utiliza. São pequenas acções que podem ajudar, não só no desempenho do sistema mas evitando que guarde nos backups diários “lixo” que poderá evitar.
Comentários recentes