9 meses depois de ter sido lançado, o projeto tem agora novos parceiros de referência, está disponível em 14 línguas e contém 39 ferramentas de desencriptação que podem ser utilizadas de forma gratuita.
A nível nacional, estão aliados neste combate a Polícia Judiciária, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Portugal Telecom, sendo que esta última é, por enquanto, o único operador de telecomunicações português envolvido.
A plataforma No More Ransom foi lançada em julho de 2016, introduzindo um novo nível de cooperação entre as forças policiais e o sector privado com o objetivo de, em conjunto, combater a crescente ameaça do ransomware.

No portal os utilizadores têm acesso a informação sobre o que é, como funciona e como se podem proteger desta ameaça. Desde o lançamento, o projeto tem sido bem recebido por dezenas de parceiros (76, atualmente) de todos os continentes, o que demonstra a escala global do ransomware, um problema que precisa de ser enfrentado em conjunto.
Inicialmente disponível em inglês, holandês, francês, italiano, português e russo, o website foi agora traduzido para finlandês, alemão, hebraico, japonês, coreano, esloveno, espanhol e ucraniano.
É esperado que o website fique ainda disponível noutras línguas para que as vítimas de todo o mundo tenham uma melhor assistência.

Desde o último relatório, apresentado em dezembro, mais de 10 mil vítimas de todo o mundo puderam desencriptar os seus dispositivos que tinham sido afetados graças às ferramentas disponibilizadas gratuitamente na plataforma.
Novas ferramentas
Desde o último lançamento, foram adicionadas 15 novas ferramentas à plataforma, oferecendo novas possibilidades de desencriptação para as vítimas de ransomware:
- AVAST: Alcatraz Decryptor, Bart Decryptor, Crypt888 Decryptor, HiddenTearDecryptor, Noobcrypt Decryptor e Cryptomix Decryptor.
- Bitdefender: Bart Decryptor.
- CERT Polska: Cryptomix/Cryptoshield decryptor.
- Check Point: Merry X-Mas Decryptor e BarRax Decryptor.
- Eleven Paths – Unidade de Cibersegurança da Telefonica: Popcorn Decryptor.
- Emsisoft: Crypton Decryptor and Damage Decryptor.
- Kaspersky Lab: Updates nos Decryptors Rakhni e Rannoh.
Comentários recentes