A Bosch e os parceiros da Agenda Mobilizadora ILLIANCE, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), realizaram a Sessão Pública Intermédia, com o objetivo de dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos à data e promover uma reflexão sobre o “Impacto da Inovação na Construção de um Futuro Sustentável”. O evento teve lugar, no dia 6 de novembro, nas instalações da Bosch em Lisboa.
Bosch apresenta soluções inovadoras desenvolvidas no âmbito da Agenda ILLIANCE
Este evento reuniu alguns dos parceiros envolvidos no consórcio, e teve como objetivo apresentar os produtos e soluções inovadoras desenvolvidos até ao momento no âmbito deste projeto para responder aos desafios da descarbonização e eficiência dos edifícios, e que passam por tecnologias de refrigeração, bombas de calor, automação e robótica, AGVs, tecnologias avançadas de combustão híbrida, IoT, sistemas de armazenamento, tanques híbridos elétricos, entre outras tecnologias-chave.
O projeto ILLIANCE é desde o primeiro momento um compromisso da Bosch, da Universidade de Aveiro e de todas as entidades e empresas que integram este consórcio para com a necessidade de encontrar soluções e produtos inovadores que contribuam para o processo de transição energética a que as empresas e sociedade em geral têm de responder com urgência.
Explica Nelson Ferreira, responsável Internacional Indústria 4.0 na Bosch.
Esta sessão pública serviu também para promover uma reflexão sobre “O Impacto da Inovação na Construção de um Futuro Sustentável”, numa mesa-redonda que contou a moderação da ANI – Agência Nacional de Inovação, e com intervenções de:
- Jónio Reis, administrador da Bosch em Aveiro;
- Maria Teresa Martins, da Amorim Cork Composites;
- Victor Ferreira, do Cluster Habitat Sustentável;
- Catarina Brandão, da DST-SGPS;
- Pedro Almeida, do Smart Energy Lab;
- Romeu Vicente, da Universidade de Aveiro.
Num debate marcado pela partilha de ideias e pela reflexão sobre a importância da inovação para um futuro mais sustentável, onde os edifícios urbanos assumem um papel chave para uma maior eficiência energética, os oradores foram unânimes na ideia de que só através do trabalho conjunto de um ecossistema que inclui empresas, entidades públicas e academia, é possível arriscar na inovação e fazer o caminho para a descarbonização, através da combinação de tecnologias, soluções e produtos de empresas de diversos setores.
Deste debate fica ainda a garantia que fruto da mobilização e do esforço conjunto deste consórcio, estão a ser criados produtos, tanto para uso privado como comercial, que vão potenciar o uso de novas fontes de energia, como o hidrogénio, e de soluções inovadores que potenciam o armazenamento de energia, sempre com o objetivo de tornar o consumo mais eficiente e sustentável.
Durante o evento teve ainda lugar o Espaço Demonstrador Tecnológico, onde foi possível conhecer alguns dos produtos desenvolvidos no âmbito da Agenda, como, por exemplo, novas bombas de calor e equipamentos de combustão com hidrogénio, assim como um conjunto de dinâmicas inovadoras e inteligentes para os espaços domésticos que permitirão melhorar a eficiência energética das habitações.
Agenda ILLIANCE: inovação para edifícios saudáveis, confortáveis e sustentáveis
Com foco na eletrificação, hidrogénio, armazenamento e gestão de energia, e economia circular, o ILLIANCE endereça a neutralidade carbónica associada ao setor dos edifícios, através da conceção, desenvolvimento e industrialização de tecnologias complementares, associadas a três pilares fundamentais – saúde, conforto, sustentabilidade -, e conta com quatro áreas temáticas:
- Aparelhos de aquecimento elétricos ou utilizadores de energias renováveis;
- Aparelhos de combustão com incorporação de hidrogénio;
- Soluções e plataforma de IoT (Internet das Coisas) para gestão de energia;
- Soluções para casas passivas, sustentáveis, confortáveis e saudáveis.
Esta Agenda é composta por 29 entidades a nível nacional, num consórcio liderado pela Bosch e pela UA na vertente científica, totalizando um investimento de 116 milhões de euros apoiado pelo PRR em 56,7 milhões de euros, para o desenvolvimento de produtos que visam o aumento do conforto da construção e a redução do impacto ambiental.
Até ao momento, estão registadas mais de 60 publicações Técnico-Científicas, resultado do conhecimento gerado pelos projetos que integram esta Agenda, e o número de novas contratações no âmbito do ILLIANCE é superior a 210.
Destaque ainda para até à data terem sido submetidos três pedidos de registo de patente, sendo que estão em curso outros cinco processos de preparação para submissão de novos pedidos. O objetivo proposto em sede de candidatura corresponde a 21 patentes resultantes do projeto, até 2027.
Comentários recentes