O transporte de mercadorias é um pilar importante da economia. Para que a sua transformação verde seja bem-sucedida, os veículos comerciais que transportam mercadorias devem estar equipados com sistemas de propulsão alternativos. Como resultado, a indústria está em movimento – e a Bosch está a liderar o caminho.
IAA Transportation 2024: Bosch cresce com software e tecnologia para camiões e carrinha
A empresa de tecnologia está a expandir o seu portfólio de produtos e soluções e está, uma vez mais, a concentrar-se na diversidade. “A transição dos veículos comerciais para sistemas de propulsão alternativos só terá sucesso se permanecermos neutros em termos de tecnologia e continuarmos a desenvolver todas as formas de propulsão e a torná-las mais eficientes,” afirma Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de Mobilidade, na feira IAA Transportation deste ano em Hannover.
“Nos próximos anos, esperamos que o crescimento contínuo do transporte de mercadorias a nível global e a mudança simultânea para sistemas de propulsão alternativos nos veículos comerciais impulsionem um novo aumento no crescimento do nosso negócio. Para nós, o nosso negócio com grandes veículos não é, de todo, uma questão pequena – na Mobilidade, geramos um quarto das nossas vendas com camiões e carrinhas,” reforça Heyn.
A produção global de veículos deverá estagnar em 2024 em comparação com o ano anterior. Assumindo um bom último trimestre, a empresa prevê um ligeiro crescimento das vendas na Bosch Mobility em 2024, apesar do ambiente de mercado muito desafiante. A Bosch Mobility visa alcançar vendas globais superiores a 80 mil milhões de euros até 2029.
Nova estrutura para o negócio de veículos comerciais
A Bosch pretende aproveitar as grandes oportunidades que estão a surgir com o crescimento do transporte de mercadorias a nível global e a mudança para sistemas de propulsão alternativos. Para isso, a empresa irá reorganizar o seu negócio de veículos comerciais dentro do setor de Mobilidade. A partir de janeiro de 2025, sob a liderança de Jan-Oliver Röhrl, vice-presidente executivo de veículos comerciais e aplicações fora de estrada, a empresa irá concentrar competências importantes numa nova unidade de negócios, reunindo o desenvolvimento de sistemas e a gestão de produtos e portfólio para camiões e aplicações fora de estrada.
“Estamos convencidos de que esta nova estrutura trará benefícios aos nossos clientes – e que colaboraremos com ainda mais sucesso como resultado disso. Juntos, queremos colocar os veículos comerciais na estrada de forma ainda mais eficiente e segura,” afirma Röhrl na IAA Transportation 2024.
Para alcançar este objetivo, a Bosch está a focar-se na diversidade de propulsão e na neutralidade tecnológica. De acordo com previsões internas, a empresa assume que, a nível global, cerca de 20% de todos os veículos comerciais recém-registados com mais de seis toneladas terão um sistema de propulsão totalmente elétrico em 2030, enquanto as células de combustível terão uma participação de cerca de 3%. Até 2035, mais de um em cada três camiões terá uma bateria a bordo, e um em cada dez contará com uma célula de combustível.
Neste ponto, o motor a hidrogénio também estará em circulação, embora em números menores. Uma coisa é certa: o transporte de mercadorias só poderá ser elétrico se a infraestrutura adequada estiver em vigor. “Precisamos de uma expansão consistente e mais rápida das estações de carregamento elétrico e das estações de abastecimento de hidrogénio na Alemanha e na Europa,” disse Heyn.
Para a Bosch, as diferentes tecnologias de propulsão não estão em concorrência umas com as outras – pelo contrário: a variedade permite aos fabricantes escolher a solução ótima para cada aplicação. Isso significa que a Bosch não está apenas a desenvolver ainda mais as tecnologias de propulsão para baterias, células de combustível e motores a hidrogénio, mas está também a tornar os motores de combustão modernos ainda mais eficientes. E, especialmente tendo em vista o tamanho da frota de veículos existente, os combustíveis sintéticos também podem desempenhar um papel importante na mitigação das mudanças climáticas.
Sistemas de assistência para veículos comerciais estão na faixa rápida
Na IAA Transportation, a Bosch apresenta as suas ideias, inovações e soluções para o transporte de mercadorias moderno. Mas mesmo longe de Hannover, a tecnologia da Bosch já está a mudar a forma como transportamos mercadorias de A a B. Na China, por exemplo, um e-axle da Bosch para veículos comerciais pesados com pesos entre 18 e 49 toneladas entrou em produção em volume – com um motor elétrico totalmente integrado, transmissão, atuador de embraiagem, inversor e diferencial. A solução é adequada tanto para veículos totalmente elétricos como para veículos alimentados por módulos de células de combustível.
Na Índia, os primeiros veículos de teste com motores a hidrogénio estão na estrada. Para estes, a Bosch fornece sistemas de injeção, sensores, válvulas de tanque e unidades de controlo, incluindo software – todos componentes cruciais para a propulsão a hidrogénio. E nos EUA, a Bosch e a empresa FirstElement Fuel estão a trabalhar intensivamente numa bomba criogénica, que entrará em funcionamento pela primeira vez na Califórnia em 2025. A nova bomba facilitará muito e, acima de tudo, irá acelerar o abastecimento de veículos comerciais – com hidrogénio suficiente para 1.000 quilómetros de condução em apenas dez minutos!
O negócio de sistemas de assistência continua a ser uma parte importante da estratégia da Bosch para veículos comerciais. De acordo com um estudo interno da Bosch, cerca de um em cada oito acidentes causados por um camião pesado pode ser evitado com a ajuda do sistema de assistência de manutenção de faixa – que não só salva-vidas, como também evita custos com danos materiais para as empresas de transporte.
Outro sistema de assistência chave da Bosch é o horizonte eletrónico, que permite uma condução mais eficiente em termos de combustível e redução de emissões para camiões pesados. Este sistema recolhe dados sobre, por exemplo, topografia, raios de curvatura ou sinais de trânsito, e adapta inteligentemente a velocidade do veículo ao seu entorno, incluindo pelo uso da energia cinética do camião. O sistema funciona tanto em autoestradas como no trânsito urbano.
Para veículos comerciais com motores de combustão, pode reduzir o consumo de combustível em até 5% e, assim, diminuir as emissões de CO2. Os veículos comerciais elétricos têm uma melhor eficiência energética, o que lhes confere uma maior autonomia. Mais de um milhão de veículos já estão equipados com o sistema de horizonte eletrónico da Bosch.
Os camiões e as carrinhas também têm de ser atualizáveis
Com a mudança na indústria automóvel em direção à mobilidade definida por software, os veículos comerciais estão também a enfrentar uma mudança de paradigma. O número crescente de serviços e soluções conectadas para a gestão de frotas torna crucial que camiões e carrinhas sejam atualizáveis, de forma semelhante ao setor dos automóveis de passageiros. Aqui, a regra de ouro é ter menos computadores de bordo e, por conseguinte, menos complexidade na arquitetura elétrica/eletrónica do veículo.
A inteligência está atualmente distribuída por vários computadores diferentes, mas no futuro será agrupada em apenas alguns computadores de bordo. A Bosch apoia os fabricantes na transição de mobilidade baseada em hardware para mobilidade definida por software, incluindo o negócio de veículos comerciais, oferecendo uma ampla gama de soluções e serviços de software adequados.
A plataforma de serviços digitais da Bosch para a logística, chamada L.OS, identifica e aborda os desafios específicos que enfrenta a indústria de transporte e logística. A empresa colabora nesta área com a Amazon Web Services, entre outros. No centro do ecossistema de software para transitários e transportadoras está um mercado que oferece acesso centralizado às soluções digitais de vários fornecedores para todos os aspetos do negócio de logística – tudo numa experiência integrada: gestão de condutores, transporte e frotas; planeamento de rotas e estacionamento; serviços financeiros e transparência da cadeia de abastecimento.
As soluções de conectividade da Bosch também ajudam prestadores de serviços de mobilidade e logística a utilizar os seus veículos da forma mais eficiente possível e a minimizar os períodos de inatividade. A base técnica para isso é uma unidade de controlo da Bosch que pode ser adaptada a qualquer veículo, independentemente do fabricante, permitindo ao operador da frota aceder aos dados de funcionamento e diagnóstico, e assim possibilitar uma ampla gama de serviços baseados em dados.
A função do módulo Retrofit Efficiency (remodul), por exemplo, reconhece a rota que um camião está a seguir e ajusta ligeiramente a sua velocidade de acordo com valores empíricos armazenados numa base de dados central. Isso pode reduzir o consumo de combustível em até 4% – uma vantagem de custo atraente para os operadores de frotas. O Vehicle Health, por sua vez, regista tanto os códigos de erro padronizados como específicos do fabricante no veículo e avalia-os na cloud. Como resultado, problemas iminentes podem ser identificados precocemente e apresentados de forma compreensível para que, por exemplo, a manutenção antecipada possa ser sugerida. Isso reduz significativamente o número de avarias inesperadas, facilitando assim o planeamento para os operadores.
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