A “Inteligência de Veículo” vai desempenhar um papel chave na realização do conceito Fatalidades Zero; assim, a empresa está a desenvolver uma forma avançada de inteligência de veículo denominada “Condução Inteligente Nissan” que é composta por várias funcionalidades inovadoras que vão ser introduzidas de forma faseada.
Na primeira fase, a Nissan vai oferecer a “Navegação pilotada 1.0” até ao final de 2016 no Japão A navegação pilotada 1.0 permite a condução autónoma em condições de tráfego rodoviário intenso.
Em 2018 a empresa espera implementar uma condução pilotada em múltiplas faixas que vai permitir mudanças de faixa em autoestrada. E em 2020 vai ser introduzida uma nova tecnologia que permitirá aos veículos navegar por estradas e em ambiente urbano, inclusive em intersecções, de forma autónoma.

O protótipo deste veículo efetuou recentemente a sua estreia em condições de tráfego reais, tanto na autoestrada como em estradas e cidades, de modo a desenvolver e melhorar a “Condução Inteligente Nissan” para utilização pública. O veículo é baseado no 100% elétrico Nissan LEAF e está equipado com funcionalidades como, por exemplo, um radar, leitores laser, câmaras, processadores de alta velocidade e uma HMI (Interface homem-máquina), para nomear só algumas.
Tudo isto ajuda o veículo a operar de forma autónoma tanto em autoestrada como em estradas e em cidade, necessitando apenas de intervenção humana para definição dos pontos de destino no sistema de navegação. Estes testes estão planeados para o Japão, mas também para outros países num futuro próximo.
A Nissan desenvolveu duas tecnologias inovadoras que tornam a condução pilotada possível em estradas e cidades. O primeiro é um leitor laser em miniatura de alta tecnologia. Atualmente o leitor laser encontra-se na fase de protótipo, servindo para determinar a distância entre o veículo e o que o rodeia através de medições tridimensionais precisas que permitem ao veículo navegar mesmo em espaços muito limitados. A outra nova tecnologia é um sistema de câmara de 8 direções e 360 graus que permite uma tomada de decisões precisas a nível de itinerário na condução em interseções e estradas com curvas apertadas. O novo protótipo do veículo possui ambas estas funcionalidades inovadoras, que facilitam um transporte tranquilo através de ambientes de tráfego complexos e que ajuda a que os ocupantes se sintam nas mãos de um condutor experiente.
Nissan
E se depois acontecer, como no meu Nissan, que de vez em quando o sistema re-inicia sozinho?! 😛