TeenDrive365 consiste num simulador de distracções de trânsito. Para tal, a Toyota decidiu utilizar os Oculus Rift, recorrendo assim, pela primeira vez, a tecnologia de realidade virtual como forma de educação, que tem como público-alvo adolescentes e os seus pais.
Para poder experimentar este produto basta estar num carro Toyota, colocar os Oculus Rift e usufruir de uma fantástica experiência de realidade virtual de uma cidade tridimensional e cheia de ruídos e barulhos, tudo o que pode encontrar no seu dia-a-dia quando está a conduzir.
Durante a simulação terá de utilizar o volante e os pedais do carro, enquanto no Oculus Rift irá ter que enfrentar as mais variadas distracções, como ruídos de trânsito, rádio, mensagens de texto, amigos virtuais a falar, entre outras. Com isto, a Toyota tentará com que quem realize esta simulação seja capaz de saber tudo que necessita para conduzir de forma segura.

Os Oculus Rift proporcionam uma experiência de condução de realidade virtual que reflecte a vida real por trás do volante, dando-nos uma poderosa maneira de mostrar aos profissionais do volante, aos pais e adolescentes como as distracções quotidianas podem afectar a sua capacidade de conduzir com segurança. Este é o exemplo mais inovador de como a empresa está a ajudar os condutores a se tornarem mais seguros recorrendo à iniciativa em curso Toyota TeenDrive365.
Principais características deste simulador:
- Movimentos da cabeça capturados em tempo real e em 360 graus;
- Visualização 3D com excelente profundidade e escala;
- Campo de visão de 100 graus;
- Áudio 3D recria um ambiente acústico, criando uma fantástica experiência para o utilizador.
Para além deste simulador, a Toyota também disponibiliza um conjunto de ferramentas online, conselhos de especialistas e eventos locais de modo a conseguir educar os condutores, tentando que os seus comportamentos de risco deixem de existir.
Para alargar a acção não só a profissionais mas também aos jovens encartados, a Toyota está a recorrer os pais como meio de chegar aos adolescentes, pois os filhos quando começam a conduzir, normalmente têm uma grande influência dos seus pais.
Desde o lançamento deste programa em 2013, milhões de pessoas passaram pelos testes disponibilizados online e mais de 10 mil pessoas já experimentaram este simulador virtual. No fim desta experiência, 80% das pessoas que experimentaram afirmaram que a partir desse momento iriam reduzir as suas distracções.
Por Hugo Sousa para Empresas Hoje
Comentários recentes