1) PDF 2.0
O PDF é um é um formato amplamente usado, e tal como a Web 2.0 causou uma revolução no uso da Internet. O PDF 2.0 representará um antes e um depois no que se refere ao uso e tratamento dos documentos digitais. A próxima geração do PDF trará consigo um novo leque de possibilidades no que se refere à analytics interativa. O PDF, como o conhecemos hoje em dia, dará lugar ao ADF (Analytical Document Format).
2) O fenómeno do marketing de “persuasão”
O universo das redes sociais dará lugar ao fenómeno do marketing de “persuasão”, no qual os retailers tratarão de seduzir os seus clientes para tomar decisões de compra em tempo real. Os consumidores, especialmente os mais jovens, procuram normalmente opiniões nos seus amigos antes de comprar. Para muitos deles, comprar é um ato social, e é por isso que a próxima onda do marketing centrará esforços em capacitar o consumidor para conseguir o feedback dos seus conhecidos (“peers”), sem necessidade de lhes telefonar ou de se encontrarem com eles na loja.
3) A evolução do `self-service´
Durante o próximo ano, o `self-service analytics´ já não estará só ao alcance dos seus utilizadores habituais, os analistas, mas também de muitos outros tipos de trabalhadores, e não através de ferramentas tradicionais, mas de aplicações. A tecnologia de análise de informações transformar-se-à para se encaminhar para um processo de democratização em termos de uso.
a Web 2.0 acabou à vários anos. existiu no inicio dos anos 2000, começou a ser suplantada pela Web 3.0 mas rapidamente, o conceito acabou por dar lugar a uma rede fechada, com formatos fechados e não compativeis.
Hoje em dia, a maioria da web é uma porcaria, cheia de publicidade, sem compatibilidades entre sites e com os conteudos fechados em jardins murados.