Segundo a companhia aérea alemã, a empresa está perto de finalizar a venda das suas infra-estruturas do departamento de TI e de finalizar um acordo de outsourcing com a gigante americana IBM. Com este acordo a empresa alemã pretende diminuir os custos do sector das TI em cerca de 70 milhões de euros por ano, passando a ser esses serviços suportados pela IBM, empresa que irá assumir a Lufthansa Systems AG.
O contrato terá a duração de 7 anos, resultando assim numa carga de 240 milhões de euros (antes de impostos) no orçamento da companhia alemã para 2014.
“Esse impacto não será reconhecido no resultado operacional, o que é relevante para a orientação financeira”
Lufthansa Systems é responsável pela criação de modelos de espaço de trabalho virtuais, no entanto com este negócio será dividido em três partes, a parte das infra-estruturas que estão próximas de serem vendidas, as soluções de linhas aéreas e as soluções de indústria, áreas que continuarão a pertencer à empresa e que irão operar como empresas independentes em cada um dos seus respectivos mercados.
“A cooperação com um grupo global de TI e de sucesso como a IBM irá reforçar a competitividade das empresas do Grupo Lufthansa como um todo. Ele vai melhorar directamente nossa base de custos e vai permitir o acesso às mais recentes tecnologias de informação do mercado, que serão utilizados para continuar a agilizar os nossos processos de negócio, a fim de aumentar a eficiência e foco no cliente.
Isso também irá dar aos funcionários da Divisão de Infra-estrutura novas perspectivas de emprego, além de capacitá-los para participar de futuros avanços tecnológicos. “
Simone Menne, CFO da Deutsche Lufthansa AG
Tanto a venda das infra-estruturas como a divisão formal da Lufthansa Systems AG serão concluídas durante o primeiro trimestre no próximo ano.
Esta é mais uma das formas encontradas pela empresa alemã de continuar a inovar reduzindo assim os gastos no seu orçamento, relembrando mesmo que a empresa, em Fevereiro deste ano introduziu a conectividade móvel em alguns dos seus aviões, sendo que até ao final do ano a empresa quer permitir que os clientes façam chamadas em pleno voo, em toda a sua frota de aviões.
Com certeza este será um óptimo negócio para ambas as partes pois permite à IBM alargar o seu negócio e permite à empresa alemã reduzir os seus custos com o departamento de TI e ao mesmo tempo continuar a oferecer um serviço de excelência aos seus utilizadores.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
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