A Goodyeardesvendou o seu mais recente pneu concetual, o Eagle-360, no Motor Show Internacional de Genebra. Impresso em 3-D, o pneu esférico destaca a visão da Goodyear para o futuro e apresenta uma solução inspiradora para os próximo anos em que se espera que a condução autónoma esteja mais generalizada.
A título de exemplo, os resultados de um estudo recente da Navigant Research, estimam que em 2035 sejam vendidos anualmente em todo o mundo 85 milhões de veículos autónomos[1]. Segundo o J.D. Power 2015 U.S. Tech Choice Study, a principal preocupação dos consumidores em relação aos carros autónomos é a garantia de segurança pela tecnologia.[2]
A redução sustentada da interação e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus vão desempenhar um papel cada vez mais importante como elo de ligação principal à estrada
Joseph Zekoski, Vice-presidente sénior e Diretor
Os pneus concetuais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração.
Técnico da Goodyear
Forma esférica proporciona máxima capacidade de manobra e segurança
A forma exclusiva do Goodyear Eagle-360 vai contribuir para a segurança e a capacidade de manobra correspondendo às exigências de uma mobilidade autónoma. A forma esférica do pneu é crucial para obter máxima capacidade de manobra. Os pneus de orientação múltipla movimentam-se em todas as direções, aumentando a segurança dos passageiros e resolvendo as limitações de espaço. A tecnologia ativa permite que o pneu se movimente conforme as necessidades para diminuir a derrapagem resultante de perigos potenciais, como “gelo negro” ou obstáculos inesperados, contribuindo assim para manter uma trajetória segura.
Além disto, a forma esférica do Goodyear Eagle-360 proporciona um percurso suave ao criar um movimento lateral fluido que ajuda o carro a ultrapassar um obstáculo sem alterar a direção de condução.
Finalmente, dado que o pneu permite fazer viragens de 360 graus, pode ajudar a resolver eventuais restrições de estacionamento no futuro, dado que os carros equipados com pneus esféricos necessitam de menos espaço para entrar nos lugares de estacionamento. Assumindo que as áreas públicas de estacionamento desempenham as mesmas funções, esta característica pode aumentar muito a capacidade das mesmas sem aumentar o espaço.
Ligação por via de levitação magnética
A ligação do pneu concetual Goodyear Eagle-360 com a carroçaria do carro faz-se por levitação magnética. O pneu está suspenso do carro por campos magnéticos, à semelhança dos comboios de levitação magnética, oferecendo mais conforto ao passageiro e menos ruído.
Embora seja apenas um pneu concetual, revela algumas das mais inovadoras ideias da Goodyear e de que forma podem ser abordadas certas necessidades dos condutores do futuro. Com base em estudos recentes que realizamos[3], sabemos que os condutores jovens procuram carros inteligentes e sustentáveis para integrarem a mobilidade do futuro e que dão grande importância à fiabilidade e à segurança.4 Acreditamos que o pneu concetual Eagle-360 pode constituir uma solução segura e sustentável para o nosso consumidor final que irá muito provavelmente conduzir carros autónomos no futuro
Esperamos também que funcione como inspiração para a indústria automóvel já que continuamos a procurar soluções para o futuro, juntos.
Carlos Cipollitti, Diretor do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo
Sensores asseguram a conectividade com o carro e aumentam a segurança
A Goodyear desenvolveu outra característica para otimizar as condições de condução em veículos autónomos, a conectividade, concretizada em três aspetos. Primeiro, os sensores no pneu concetual Eagle-360 registam as condições da estrada, incluindo superfície rodoviária e meteorologia, e transmitem estas informações ao veículo e a outros carros para melhorar a segurança. Em segundo lugar, beneficiando da tecnologia daGoodyear de desgaste do piso e monitorização da pressão, os sensores no Eagle-360 registam e regulam o desgaste do pneu para aumentar a quilometragem. Finalmente, como o piso é produzido numa impressora 3-D, torna-se possível personalizar o pneu com base na região onde o condutor vive.
Biomimetismo – inspirado pela natureza
Os elementos do Eagle-360 apresentam biomimetismo, a imitação da natureza, um princípio que a Goodyear utiliza muitas vezes nos seus modelos. O piso mimetiza o modelo do coral-cérebro, e os seus blocos multidirecionais e sulcos contribuem para garantir uma área de contacto segura. O fundo do sulco tem os mesmos elementos de uma esponja natural, que endurece quando está seca mas amolece quando se molha, o que oferece um desempenho de condução adequado e resistência à aquaplanagem. Esta textura absorve ainda a água na estrada e ejeta a água da área útil de contacto do pneu graças à força centrífuga, diminuindo o risco de aquaplanagem.
Como é que eles pensam em fornecer energia ao campo magnético?
Não sou muito entendido em “energizar”, mas se aplicado a um veículo eléctrico, as baterias certamente esgotam-se em menos de nada e certamente não estou a ver um motor normal a gerar energia para ativar os 4 pneus …
Como é que eles pensam em fornecer energia ao campo magnético?
Não sou muito entendido em “energizar”, mas se aplicado a um veículo eléctrico, as baterias certamente esgotam-se em menos de nada e certamente não estou a ver um motor normal a gerar energia para ativar os 4 pneus …