A toponímia assume-se como referência dos valores históricos, culturais de cada lugar e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários.
Se a toponímia tem uma importância inquestionável na delimitação de espaços, permite, por outro lado, apreender a matriz de um povo, a organização sócio geográfica, o desenho da malha urbana de épocas passadas, o conhecimento e investigação de sítios históricos ou arqueológicos, o papel do povo na salvaguarda da atribuição de nomes que a tradição consolidou.
O estudo e valorização da toponímia permitem, um melhor conhecimento de cada aldeia, cada vila e cada cidade. Assim, ao promover este Fórum, o Instituto Politécnico pretende contribuir para um melhor conhecimento do distrito da Guarda; dos valores históricos, culturais, sociais e políticos a ele associados. É intenção do IPG incrementar um estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que, globalmente, propiciem uma Guarda da memória.

Com esta iniciativa o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) pretende contribuir para um melhor conhecimento das localidades do distrito, dos valores históricos, culturais, sociais, religiosos e políticos a ela associados através da toponímia. Os interessados em participar devem efetuar a sua inscrição (gratuita mas obrigatória) aqui
O programa deste Fórum inclui ainda a apresentação do livro “Desafios e Constrangimentos do Estudo da Toponímia – Intervenções e contributos”, que integra algumas das comunicações de anteriores eventos.
Os trabalhos vão decorrer no auditório dos serviços centrais do Instituto Politécnico da Guarda.
Fórum sobre Toponímia
Comentários recentes