A inspecção terá como base duas vertentes: a Perfilometria de Carril e a Inspecção Volumétrica ao Carril, num total de 280 quilómetros de carril contínuo, correspondente a 70Km de via dupla, ou seja 70Km x 4 carris. A intervenção do ISQ teve início em Dezembro de 2015 e irá terminar em Junho de 2016.
A Perfilometria de Carril (controlo dimensional) faz a avaliação das deformações e desgaste. Consiste na medição detalhada do perfil transversal num determinado conjunto de localizações ao longo da linha. Foram medidos cerca de 2000 pontos recorrendo a equipamento específico para o efeito, estando esta parte da empreitada concluída.
A Inspecção Volumétrica do Carril – que ajuda na pesquisa de defeitos, como por exemplo fissuras resultantes do efeito de fadiga – encontra-se actualmente em curso e consiste na sondagem do perfil do carril através de um sistema dedicado de inspecção por ultra-sons desenvolvido pelo ISQ. Foi criado um dispositivo baseado num trolley de accionamento manual, que permite obter um compromisso razoável entre velocidade de inspecção e qualidade de sondagem, respeitando as normas de referência do sector ferroviário.
O serviço no terreno é realizado pelas equipas de Controlo Não Destrutivo (CND) do ISQ Porto e Lisboa, em horário nocturno, com a coordenação de um engenheiro especialista de CND da unidade de I&D de Lisboa.

O Metro do Porto é um sistema de transporte que consiste numa rede ferroviária electrificada subterrânea no centro do Porto e à superfície na periferia. Divide-se em 6 linhas repartidas por sete concelhos da área metropolitana da cidade do Porto: Porto, Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, e Gondomar. Possui um total de 81 estações e nos primeiros 10 anos transportou cerca 380 milhões de passageiros.
O ISQ já possui experiência anterior no sector ferroviário a nível nacional e internacional, seja na actividade de investigação e desenvolvimento (I&D) com projectos realizados em anos anteriores, como por exemplo os projectos I-Rail e Safe Rail, como em empreitadas de construção. É o caso do controlo da soldadura no desenvolvimento do corredor ferroviário de Nacala em Moçambique, com cerca de 560 Km (2013-2016). Esta experiência acumulada em conjunto com a capacidade técnica do sector de I&D permitiu, com algum desenvolvimento adicional específico, preparar o sistema de inspecção que se encontra em funcionamento no Metro do Porto. De salientar que no caso particular do Metro do Porto existem quatro tipos de perfis diferentes ao longo da via, o que coloca alguma complexidade adicional nos aspectos mecânicos e do sistema de ultra-sons.
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