Antes da Apple e a GT Advanced terem concordado em começar a fabricar safira sintética na fábrica, a empresa First Solar tinha planos para usar esse enorme espaço para a construção de painéis solares.
Nessa mesma altura o edifício foi escalado para criar 600 postos de trabalho, podendo ser aumentado esse número caso a empresa tivesse sucesso. No entanto, o negócio da First Solar não correu como previsto e a empresa retirou-se da cidade em 2012.

Após a saída da First Solar, a cidade de Mesa procurava oficialmente um novo inquilino que chegou em Fevereiro, quando a Apple e a GT Advanced chegaram a um acordo, depois da cidade ter oferecido mais incentivos fiscais, linhas de transmissão construídas, licenças de construção mais rápidas e a declaração das instalações como zona de comércio exterior.
A concessionária local devido a este negócio concordou em construir uma fazenda solar de forma a fornecer energia limpa à empresa.
Depois do acordo entre as duas empresas ser consumado, Scott Smith, prefeito da cidade de Mesa, colocou maçãs verdes e vermelhas em torno da Câmara Municipal.
Ms comemorações foram prematuras. O iPhone 6 foi lançado no evento organizado pela Apple no dia 9 de Setembro, mas durante o mesmo nunca foi mencionado que nos dispositivos lançados futuramente iriam ser utilizados ecrãs de safira endurecidas. Esta semana a GT Advanced avançou com o processo de falência, pedindo ao tribunal permissão para encerrar a fábrica no Arizona. Com esta falência a empresa irá terminar com 890 postos de trabalho na cidade de Mesa assim como também na sua sede em New Hampshire.

Está é uma má notícia para a área envolvente de Phoenix, que com uma economia estreitamente ligada à construção, que já sofreu mais do que qualquer outro lugar, desde o crash imobiliário de 2007. Outras empresas de tecnologia têm também mudado os seus negócios para fora da região. Jabil Circuit fechou uma fábrica na cidade vizinha de Tempe, eliminando 1400 postos de trabalho. Motorola, que foi uma das maiores empregadoras na zona, na última década também fechou as suas instalações em Mesa.
“É uma decepção, porque eles estão a tentar converter esta área num parque industrial, sendo suposto ser a pedra angular para atrair outras entidades”
Jim McGregor, Residente de Mesa e fundador da empresa Tirias Research
A Apple afirma que está a trabalhar em conjunto com as autoridades competentes da cidade para preservar postos de trabalho na área, no entanto, esta falência inesperada afectou o esforço que a gigante de Cupertino está a fazer para mostrar que está a criar postos de trabalho nos EUA. Depois da empresa ter sido criticada devido às condições das suas fábricas na China, este seria um projecto que iria trazer aos EUA cerca de 2000 postos de trabalho na construção, na engenharia e até mesmo noutras áreas.
McGregor diz ainda que o edifício onde a fábrica da Apple-GT estava localizada, foi originalmente propriedade da General Motors, que utilizava o armazém como campo de testes para os seus veículos. Sendo que a empresa fechou as suas operações na cidade em 2009, ano que entrou em falência.
Desde então a cidade tem tentado atrair novos negócios, o que não tem sido fácil. Após esta falência existem ainda algumas dúvidas se a Apple vai continuar a operar os seus negócios no Arizona.
Dado o fraco destino dos inquilinos anteriores, será que existe alguma empresa que possa pensar em abrir o seu negócio nesta zona?
Por Hugo Sousa para Pplware.
Comentários recentes