Verse é o projecto criado pela gigante IBM para combater a gigante Google e a gigante Microsoft no sector das aplicações colaborativas com base em computação na nuvem, criando assim um cliente de e-mail de nova geração, projectado para enriquecer a troca de mensagens as mídia e com a análise.
“Nós sentimos que poderíamos alavancar a análise para construir uma experiência que compreende as suas prioridades. Tivemos a oportunidade de reduzir a desordem e criar prioridade, para ajudar as pessoas a serem mais eficientes na forma como elas dominam a sua caixa de entrada.”
Jeff Schick, director geral da IBM para soluções sociais da IBM
Desta forma, a empresa está a planear lançar esta aplicação no primeiro trimestre de 2015, hospedada na IBM Cloud Marketplace. Além do mais, a empresa ainda irá disponibilizar a ferramenta para o sistema operativo Android e para o iOS, aplicações que terão as mesmas funcionalidades que a versão desktop.

Verse é um serviço totalmente baseado na Web e conta com um domínio de e-mail da IBM, indo mesmo a empresa incentivar os seus clientes a utiliza-lo como cliente de e-mail empresarial, com a excepção de clientes que tenham criado as suas próprias aplicações baseadas na tecnologia de desenvolvimento Notes-Eclipse.
De modo a tornar esta ferramenta mais colaborativa, a interface do Verse vai permitir ainda a integração da aplicação com outras aplicações da IBM, como é o caso de partilha de ficheiros e também do calendário. Pode ainda realçar-se o facto desta ferramenta permitir aceder de forma muito rápida aos próximos compromissos e a tarefas que estão próximas de ser concluídas e nos e-mails de grupo a ferramenta oferece a possibilidade de resumir o contexto de trabalho para cada participante.
Outras novidades presentes no Verse são a possibilidade de aceder ao calendário sem ter de sair da página principal e a possibilidade fazer pesquisas que além de incluírem palavras especificas em determinados e-mails, incluírem também pesquisas nos anexos. Os utilizadores do Verse irão poder ainda tirar partido também do super-computador Watson, enviando relatórios e informações recolhidas para o mesmo de modo a realizar pesquisas especificas.

A verdade é que segundo um estudo realizado pelo Radcati Research Group, todos os dias são enviados cerca de 108 mil milhões de e-mails de trabalho e com esta nova ferramenta a IBM pretende não só competir com os seus adversários mais directos Google, que está a testar novas funcionalidades para serem adicionadas ao Gmail e até mesmo a Microsoft que acabou de adicionar novos recursos ao seu serviço Office 365, como também espera oferecer aos utilizadores uma nova forma de utilizar o e-mail nas suas empresa, sendo a utilidade e rapidez as palavras-chave para a empresa.
Quanto ao lançamento do serviço está previsto para 2015 mas ainda não tem preço estipulado, no entanto uma certeza podemos avançar, é que este será um serviço que vai fazer com que a concorrência tenha que trabalhar para não ser ultrapassada.
Por Hugo Sousa para o EMPRESASHOJE.PT
Comentários recentes