O Reino Unido lidera a tabela europeia que incide sobre o número de cartões Visa Contactless emitidos, enquanto a Espanha ocupa o topo da lista dos terminais. O Reino Unido possui 49,6 milhões de cartões e 410 mil terminais. Logo atrás surge a França (20,3 milhões de cartões e 405 mil terminais), a Polónia (14,5 milhões de cartões e 354 mil terminais) e a Espanha (11,5 milhões de cartões e 593 mil terminais). A tecnologia Contactless tem sido muito bem recebida pelos consumidores, retalhistas e pela própria banca, revelando um ritmo de crescimento em termos de utilização bastante rápido. No final de março de 2015, o Reino Unido arrecadou a primeira posição enquanto mercado líder europeu para a Visa, com 52,6 milhões de transações, seguido pela Polónia (49,7 milhões) e pela República Checa (13,9 milhões).
Atualmente, existem 131 milhões de cartões Contactless da Visa a circularem nas carteiras e nos bolsos dos consumidores europeus e a serem utilizados nos mais de 2,6 terminais contactless terminais. Em 2020 todos os terminais de ponto-de-venda da Visa aceitarão pagamentos Contactless. Neste continente, onde existem já 240 bancos a emitirem cartões contactless da Visa, a grande maioria dos titulares de cartões Visa vai ter acesso a dispositivos de pagamento Contactless em 2020.
Os consumidores europeus são mais propensos a utilizar a tecnologia Contactless nas compras do dia-a-dia de comida e bebida, feitas nos supermercados e nos restaurantes. Os dados mostram que os consumidores se sentem igualmente confortáveis em utilizar o Contactless em pagamentos de valor mais elevado, como as compras de supermercado semanais, na Republica Checa, Polónia e Espanha, onde os titulares de cartões podem utilizar o Contactless para efetuarem pagamentos de qualquer valor. Apenas têm que tocar para pagar e introduzir o PIN no terminal.
O Contactless continua a ganhar terreno à medida que os consumidores descobrem que esta tecnologia é a maneira mais rápida e mais conveniente de pagarem as suas compras no dia-a-dia. A taxa de utilização disparou em toda a Europa, com mais de mil milhões de transações Contactless feitas por titulares de cartões Visa nos últimos 12 meses. A popularidade do Contactless vai aumentar ainda mais no futuro com a chegada da próxima geração de pagamentos digitais, que estende esta simplicidade e a conveniência à tecnologia NFC móvel e wearable. Estamos muito orgulhosos por termos liderado o caminho para a disponibilização e estabelecimento dos pagamentos Contactless na Europa, e igualmente satisfeitos por estarmos na vanguarda deste mercado, numa altura em que os pagamentos contactless estão cada vez mais ao alcance de todos
Sandra Alzetta, Executive Director da área de Core Products na Visa Europe
Os pagamentos Contactless de valor mais elevado continuarão a ser processados nos estabelecimentos comerciais em toda a Europa, desbravando caminho para os pagamentos móveis via NFC. A banca e algumas das maiores empresas do mercado preparam-se para lançar produtos de pagamentos móveis ainda durante este ano.
Os consumidores britânicos são por larga margem quem mais adota os cartões Contactless Visa, gastando mais de 330 milhões de euros em março somente em sistemas de tocar-para-pagar.
Visa e Mastercard sempre a inovar em novas formas de tornar tudo mais inseguro para o cliente final.
Agora nem é preciso furtarem fisicamente a carteira… basta lerem os dados do cartão e usá-los na zona por onde anda o cliente e voá-lá, agora advinhe se foi ou não uma transacção válida.