Através de um estudo elaborado pela Economist Intelligence Unit, observamos que os executivos inquiridos revelaram acreditar que a crescente automação do trabalho fará com que os empregadores procurem cada vez mais contratar pessoas com elevadas competências criativas e sociais.
A importância do ensino superior é cada vez mais questionada relativamente aos panoramas de emprego que, devido à sua crescente competitividade, criam uma pressão adicional sobre a “Geração Z”. Como resultado desta pressão, as universidades deparam-se com um futuro incerto à medida que a sociedade debate a importância do seu papel formativo, e de que forma esta formação deve estar disponível e em que modelos.
Aquilo que, efetivamente, se depreende, é que as instituições de ensino terão de começar a adaptar-se a esta evolução do mercado de trabalho e ajustarem a sua oferta. À medida que o mundo do trabalho vai sofrendo evoluções, também as competências necessárias para nele trabalhar sofrem alterações. Como consequência da importância que o trabalho automatizado assume nas empresas, podemos aferir que haverá uma tendência para reduzir a procura e contratação de colaboradores com poucas competências sociais e criativas, assim como a nível de gestão intermédia.
Uma das primeiras prioridades que as universidades devem ter em mente, é potenciar nos alunos o desenvolvimento de competências tanto a nível da criatividade, como da gestão que serão procuradas pelos empregadores no futuro.

Quase 90% dos líderes empresariais acredita que estas competências serão essenciais para o sucesso futuro, tanto a nível profissional como pessoal. Para além da alteração do foco de formação, a evolução digital irá desempenhar um papel fundamental na integração das universidades com as empresas.
Mais do que o ensino convencional, nos dias de hoje existem diversas formas alternativas de oferta do ensino superior, como os Massive Open Online Courses (MOOC), que não são mais do que uma forma mais acessível e económica de aprendizagem. Estas têm a capacidade de conciliar mais facilmente o ensino com o trabalho ou mesmo este com a gestão de um negócio.
É evidente que tanto o futuro do trabalho como o do ensino serão altamente influenciados pela evolução digital. É crucial que o ensino e as empresas trabalhem em paralelo para preparar a próxima geração para o novo mundo do trabalho, desenvolvendo e aperfeiçoando as competências necessárias para atingir o sucesso.
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