A Sharp apresentou a primeira câmara de segurança que utiliza luz infravermelha e que pode gravar imagens a cores em ambientes completamente escuros. A câmara tem o modelo LZOP420A e é a primeira câmara de visão nocturna em todo o mundo capaz de captar imagens a cores em ambientes completamente sem luz, segundo a própria empresa.
A câmara é muito semelhante a uma câmara de segurança convencional, no entanto possui um chip CCD de 1.3 megapixels que torna possível captar imagens a cores em ambientes escuros, com uma resolução de 1280×720 a 30 frames por segundo. Esta câmara tem um único chip e pesa cerca de 940 gramas.
“A câmara analisa os reflexos de luz infravermelha para recuperar as cores reais de uma cena.”
Miyuki Nakayama, porta-voz da empresa japonesa
O chip CCD foi desenvolvido no Japão por uma equipa de investigadores da Japan’s National Institute of Advanced Industrial Science and Technology (AIST), que tem vindo a trabalhar durante vários anos em câmaras de visão nocturna a cores.

Este equipamento começará a ser comercializada apenas no Japão a 28 de Novembro e tem como meta a produção mensal de cerca de 400 unidades. Além da vigilância de roubos, esta câmara poderá ser também utilizada em hospitais e asilos, estando disponível por um preço que ronda os 1400 dólares, 1,5 vezes mais que as câmaras convencionais.
O protótipo foi mostrado na Ceatec durante o mês passado e vem no seguimento de várias câmaras de segurança lançadas por outras empresas a nível mundial, no entanto esta é a primeira a conseguir captar imagens a cores.
Por Hugo Sousa para EMPRESASHOJE.PT
Comentários recentes