A gigante sul-coreana Samsung Eletronics concluiu nestes últimos dias a aquisição da empresa Proximal Data. Empresa que desenvolve Software para servidores de virtualização com o objectivo de tornar mais eficiente o armazenamento de I/O em memória cache.
Proximal Data é uma empresa sediada em San Diego, Califórnia, e oferece o serviço AutoCache, serviço constituído por monitores de máquina virtual, como é o caso do VMWare ESXi e que tem como objectivo decidir qual I/O colocar na memória flash local, melhorando desta forma o desempenho, o custo e a eficiência do armazenamento.

O CEO da empresa, Rory Bolt esteve envolvido já no desenvolvimento de três Startups, como foi o caso da empresa de segurança de dados Avamar Technologies, que foi vendida à EMC em 2006 por cerca de 165 milhões de dólares. Relativamente a este negócio Bolt afirmou que a aquisição da empresa por parte da Samsung vai reforçar a empresa com novos produtos de armazenamento corporativo, sendo assim uma excelente oportunidade para crescer neste mercado.
Quanto à Samsung, a empresa afirmou que esta aquisição vai permitir expandir o seu negócio no mercado do armazenamento SSD para servidores e centros de dados. Esta expansão começou já em 2012 com a aquisição da empresa Nvelo, sediada em Santa Clara, Califórnia. Nvelo que é uma empresa especializada em armazenamento SSD de dados em cache, tendo começado a utilizar os recursos da empresa nos seus dispositivos de armazenamento a partir do último ano.
Quanto aos valores do negócio nenhuma das empresas quis falar sobre o assunto, ficando para já no segredo dos deuses quanto é que a Samsung pagou para adquirir a Proximal Data. No entanto com certeza será um negócio muito vantajoso para as duas partes, pois permitirá uma expansão no mercado dos SSD para as duas empresas.
Por Hugo Sousa para EMPRESASHOJE.PT
Comentários recentes