Na Europa, a marca cresceu 3,3%, duas vezes mais que o mercado (1,7%), vendendo 1.009.000 veículos para uma quota de mercado de 6,7%. Esta expansão foi impulsionada, nomeadamente, pelos principais mercados da marca:
- Reino Unido (+21,4% em volume de vendas num mercado em alta de 2,8%);
- Espanha (+10,8% num mercado em alta de 8%);
- Itália (+6,7% num mercado em baixa de 0,3%);
- França (+0,4% num mercado em baixa de 2,5%).
De salientar o desempenho do Clio, que ocupa o 2.º lugar no mercado dos automóveis de passageiros, subindo dois lugares em relação a 2023, com um aumento de 7% do volume de vendas.
Aumento de 20% nas vendas de veículos eletrificados na Europa
Para responder às necessidades de todos os clientes, a Renault prossegue uma estratégia de eletrificação em duas vertentes, que oferece o melhor das duas tecnologias: híbrida e elétrica.
As vendas de veículos eletrificados aumentaram 20% na Europa em 2024.
- A oferta de veículos full hybrid da Renault abrange atualmente toda a sua gama na Europa (do Clio ao Rafale, com 7 veículos totalmente híbridos do segmento B ao D). Em 2024, a Renault registou um aumento de 30% nas vendas dos seus veículos full hybrid, que representam atualmente 40% das suas vendas de veículos ICE. A Renault é o número 2 europeu no mercado dos veículos full hybrid.
- Em 2024, a Renault registou um aumento de 9% nas vendas dos seus veículos elétricos (VP + VCL) na Europa1. A marca alarga a sua gama em 2025, com a chegada do Renault 4 E-Tech elétrico. A Renault fez a ambiciosa escolha de implementar plataformas elétricas dedicadas, AmpR Small (segmento B) e AmpR Medium (segmento C). Únicas na Europa, estas plataformas permitem à marca oferecer mais valor aos clientes com veículos mais leves, mais eficientes e modernos: prazer de condução, acesso a ecossistemas elétricos, conetividade, espaço, etc.
Renault 5 E-Tech elétrico estreia-se com sucesso
Um ano após o Scenic, o Renault 5 E-Tech elétrico foi eleito Carro do Ano 2025 por um painel de 60 jornalistas de 23 países europeus. Este prémio confirma a pertinência da estratégia de veículos elétricos da Renault.
O Renault 5 E-Tech elétrico continuará a ganhar força no primeiro trimestre de 2025, expandindo a sua gama de preços com a chegada de uma bateria de 40 kWh e uma versão com um preço a partir de 25.000 euros.

Também fará a sua estreia em vários outros países europeus, incluindo o Reino Unido, a Noruega, a Suécia, a Dinamarca, a Finlândia, a Hungria, ou a Polónia.
A aguardada chegada do Renault 4 E-Tech elétrico será mais um produto de destaque para a marca em 2025.
Escolhas tecnológicas vencedoras
As escolhas tecnológicas efetuadas pela marca conferem-lhe uma verdadeira vantagem competitiva e foram bem acolhidas pelos clientes.
Em 2024, por exemplo, o sistema multimédia openR link com Google incorporado foi escolhido para 81% dos veículos disponíveis com esta opção.
O teto panorâmico em vidro opacificante Solarbay, lançado em 2024, está agora instalado em 42% dos veículos disponíveis com esta opção (Scenic, Rafale e Symbioz).

Em vários modelos, a marca implementou igualmente uma versão de nova geração do 4CONTROL, o seu sistema único de tração às 4 rodas.
O CONTROL melhora a segurança, a agilidade e o desempenho do veículo em todas as circunstâncias, quer se trate de condução em cidade ou a velocidades mais elevadas.
Em 2024, estava instalado em 29% dos veículos disponíveis com esta opção.
Uma ênfase reafirmada na qualidade das vendas
O desempenho da marca é sustentado pelos fundamentos comerciais centrados no valor, implementados com o plano Renaulution.
Os clientes retalhistas são responsáveis por uma em cada duas vendas de veículos na Europa.
Nos cinco principais mercados europeus da Renault, a quota da marca no mercado de vendas a retalho aumentou para 7,1% com 271 900 veículos vendidos, contra 6,8% com 264 300 veículos vendidos em 2023.

Outro indicador da qualidade das vendas: os valores residuais foram mais elevados do que em 2023, superando o desempenho do mercado.
As vendas de veículos dos segmentos SUV C e D aumentaram 23%, representando atualmente 29% das vendas da Renault na Europa (+4,8 pontos em relação a 2023).
Com a renovação completa da gama C/D concluída em 2024, e a chegada do Scenic, do Symbioz e do Rafale, a marca tem como objetivo a continuação do crescimento em 2025.
No que diz respeito à subida de gama, as versões Iconic e Esprit Alpine representaram 24% das vendas na Europa em 2024, um aumento de duas vezes em relação a 2023, com 12%.
Presença equilibrada confere agilidade para aproveitar as oportunidades de crescimento
- A Renault continua a ser a marca francesa mais vendida no mundo. Apoiado pelo lançamento dos dois primeiros veículos do Renault International Game Plan, o Kardian e o Koleos, as vendas aumentaram 10% no Brasil, 81% na Coreia do Sul e 7% em Marrocos. Em 2025, o Koleos estrear-se-á em novos mercados e um novo SUV do segmento C será lançado internacionalmente.
- Na Europa, o forte equilíbrio entre as gamas full hybrid e totalmente elétrica permitirá à Renault responder rapidamente às exigências do mercado, respondendo às necessidades dos clientes que avançam ao seu próprio ritmo na transição elétrica.
- Ainda na Europa, a par do aumento das vendas de veículos de passageiros, as vendas de VCL também registaram um aumento de 4,6%. A Renault vendeu 403.000 veículos em todo o mundo, dos quais 310.500 na Europa. A marca é, mais uma vez, líder europeia no mercado dos VCL.
- Este desempenho deve-se ao sucesso dos seus veículos de referência, o Kangoo (+30,5%) e o Trafic (+14,8%), num ano de transição marcado pelo lançamento do Master, e também à experiência da rede Pro+ dedicada aos clientes frotistas.
Em 2024, a marca Renault demonstrou a sua capacidade de inovação e de resposta às expectativas dos clientes.
Apoiando-se numa estratégia audaciosa e equilibrada que combina eletrificação, inovação e qualidade de venda, a marca consolidou as suas posições.
Em 2025, confirmará esta dinâmica através de novos lançamentos na Europa, a começar pelo Renault 4 E-Tech elétrico, e também nos mercados internacionais com a implementação do Renault International Game Plan.
Comentários recentes