Trabalhar em movimento está mais perto do que parece
Um carro moderno tem tudo o que precisamos para trabalhar: internet 5G de alta velocidade, sistemas de infotainment integrados com ecrãs interativos e microfones, além de uma nova geração de software, como Apple CarPlay e Android Auto.
Então, por que os fabricantes de automóveis não criam melhores condições para a comunicação corporativa? Não estamos a falar de salas de reuniões no banco de trás, mas sim de soluções acessíveis e eficazes para fazer chamadas no Skype, Zoom, Teams ou Google Meet com a mesma conveniência de um smartphone ou portátil. Vamos ver o que está a acontecer no mercado.
Situação do mercado
Foi só em março de 2023 que a Microsoft integrou o Microsoft Teams, uma aplicação de comunicação corporativa usada por 320 milhões de utilizadores mensalmente, com o Apple CarPlay. Esta integração permite participar em chamadas a partir de um carro usando a aplicação Teams no smartphone.
A integração do Teams com o Android Auto é também recente, e mesmo assim, cobre apenas funções básicas: atender uma chamada e participar numa reunião. Infelizmente, funcionalidades tão importantes como partilha de ecrã, visualização de participantes da reunião e sincronização com calendários não estão incluídas.
O que estão a fazer os fabricantes de automóveis?
Os fabricantes de automóveis já estão a perder a corrida digital para empresas como a Apple e a Google. Acredito que, se as empresas automóveis não começarem a mudar o seu modelo de negócio, em alguns anos, a Apple ou a Google poderão começar a fabricar modelos básicos de carros. Elas focar-se-ão no software em vez de rodas cromadas, e terão uma boa oportunidade de conquistar o mercado automóvel para as gerações futuras.
Alguns fabricantes de automóveis já começaram a trabalhar em software que permite que condutores e passageiros utilizem os seus veículos de forma mais eficaz como escritórios móveis. Por exemplo, a Mercedes-Benz começou a trabalhar com a Webex para integrar o Webex para Automóveis nos seus carros. Esta integração reconhece mensagens de voz e converte-as em texto. Outro exemplo é a parceria entre a Ford e a Cisco, que resultou na introdução da aplicação de teleconferências Webex no Ford AppLink, permitindo aos utilizadores participar em videochamadas sem largar o volante. Esta é uma tendência positiva e uma prova das soluções que os fabricantes de automóveis podem desenvolver para atender às nossas necessidades.
Porque é que o software automóvel é melhor do que as aplicações para smartphones
As soluções integradas no carro têm várias vantagens em comparação com a utilização de dispositivos móveis em movimento. Em primeiro lugar, os carros mais recentes estão equipados com microfones e sistemas de áudio que captam e transmitem o som muito melhor do que os dispositivos pessoais que usamos no carro. Alguns fabricantes já produzem carros com altifalantes que têm uma função de cancelamento ativo de ruído, o que é útil durante as videochamadas. Além disso, os microfones dos carros permitem que todos os passageiros participem na conversa.
Em segundo lugar, os carros modernos conseguem manter uma ligação estável à internet enquanto se deslocam. Um carro pode fornecer uma conectividade melhor, tanto parado como em movimento, do que um smartphone ou tablet.
Estas vantagens indiscutíveis são significativas para pessoas que passam muito tempo em reuniões online. Quanto a outras tarefas de trabalho, como escrever e-mails, um portátil ainda é melhor. Escrever um e-mail longo exige concentração e tempo para editar. Mesmo que o carro tenha um programa de reconhecimento de voz equipado com IA, ainda acho difícil ditar e editar uma mensagem enquanto conduzo.
Segurança no veículo
A questão da segurança num escritório móvel é complexa e multifacetada. Por exemplo, algumas funções do escritório móvel só podem ser usadas quando o carro está parado ou quando o piloto automático está ativado. Estas restrições são tema de intenso debate. Comunicar com outros passageiros enquanto se conduz é diferente de participar numa reunião online? Se as pessoas estão constantemente a comunicar nos carros, talvez devêssemos pensar em como tornar isso mais seguro, em vez de simplesmente o proibir.
Outra questão importante é a segurança dos dados. Se o carro se tornar um escritório móvel, precisamos que ele proteja informações confidenciais. Felizmente, podemos aplicar as mesmas ferramentas que usamos atualmente em aplicações nos nossos telefones e portáteis para proteger os dados num escritório móvel. O conceito de escritório no carro é uma evolução, não uma revolução. Estamos apenas a modificar a experiência de utilização de aplicações existentes, não a introduzir algo completamente novo.
Quanto vai custar?
As principais chaves para trabalhar num carro são o hardware físico e o software. Em termos de hardware, os carros modernos já estão equipados com todos os ecrãs, microfones e altifalantes necessários. Só precisamos de integrar o software, tal como fizemos com os smartphones.
Integrar software em veículos não precisa de demorar anos de trabalho se se cooperar com engenheiros experientes na indústria automóvel. O primeiro passo é entender que um escritório no carro é apenas mais um cenário de utilização de software.
Portanto, o custo de otimizar um carro para funcionar como um escritório móvel não precisa de ser exorbitante. Uma questão mais significativa é a cooperação entre os fabricantes de automóveis e os representantes do ecossistema empresarial (Microsoft, Zoom e outros).
O que nos reserva o futuro?
Olhando para o futuro próximo, posso dizer que a condução autónoma pode acelerar o desenvolvimento do escritório no carro. Em breve, os condutores não precisarão mais de conduzir e poderão dedicar-se completamente às tarefas de trabalho. Isso obrigará os fabricantes a repensar o design dos veículos e a ergonomia dos interiores. Talvez em breve tenhamos uma opção de partilha de carro com uma função de coworking, permitindo-nos trabalhar juntos num carro, tal como faríamos no comboio.
O escritório no carro já é uma realidade. Em um ou dois anos, a conveniência irá melhorar e novas funcionalidades de escritório irão aparecer. Se teremos de pagar por equipamento adicional ou comprar uma subscrição para aceder a essa nova funcionalidade, dependerá das parcerias entre os fabricantes de automóveis e gigantes tecnológicos como a Google e a Apple. Uma coisa é certa: não vamos parar de trabalhar e comunicar, nem deixaremos de usar tecnologias digitais. Portanto, essas necessidades e desejos devem ser considerados e melhorados, tal como as condições de trabalho em casa, no escritório e em todos os outros lugares.
Sobre o autor
Oleksandr Odukha, VP de Delivery, Head of Segment Mobility da Intellias
Com mais de uma década a fornecer soluções para grandes clientes empresariais, incluindo empresas da Fortune 500, Oleksandr lidera a prática de engenharia de software para a indústria automóvel na Intellias. Apoia OEMs e fornecedores de primeiro nível a abraçar a transformação digital e a transição de empresas orientadas por produtos para empresas orientadas por dados. Na Intellias, aproveita a experiência em mapeamento digital, engenharia ADAS e algoritmos de IA/ML para desenvolver sistemas de condução altamente automatizados e adaptáveis, permitindo um futuro autónomo.
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