Enfrentar estradas sinuosas, deslocar-se dinamicamente através de tráfego denso ou percorrer milhares de quilómetros em terrenos difíceis são apenas alguns dos muitos cenários que definem uma moto. Oferecer soluções inovadoras para segurança, conveniência e sustentabilidade exige compreender esses cenários e as suas necessidades específicas. Por isso, na Bosch, o desenvolvimento é feito por motociclistas para motociclistas.
Para um futuro mais seguro e eficiente em duas rodas: Bosch apresenta inovações na EICMA 2024 em Milão
Na EICMA 2024, a Bosch apresenta soluções personalizadas para todos os tipos de motociclos: componentes para motores de combustão e sistemas de propulsão elétrica, bem como sistemas de assistência inteligentes e soluções inovadoras de conectividade. A Bosch estará a apresentar as suas inovações no hall 18, stand E66.
Segurança: levar inovações em segurança para todos os níveis de veículos de duas rodas
Depois de ter lançado o controlo de estabilidade MSC para motociclos de menor dimensão em 2023, o próximo passo da Bosch para promover a adoção do MSC em mais motociclos, em diferentes segmentos, é a apresentação do ABSi na EICMA 2024. Este novo sistema da Bosch é um ABS com unidade de medição inercial integrada. A combinação desses dois produtos reduz a complexidade, com vantagens como a eliminação de uma unidade de medição externa e uma redução na quantidade de cablagem necessária.
Com o potencial para evitar um em cada seis acidentes nas estradas da Alemanha, os sistemas avançados de assistência ao motociclista (ARAS) desempenham um papel fundamental na concretização da visão de condução sem acidentes. No total, a Bosch oferece seis novas funções, incluindo cinco estreias mundiais. Quatro dessas novas funcionalidades são voltadas para a parte dianteira da moto:
- Cruise control adaptativo com função de paragem e arranque (ACC S&G);
- Assistência em viagens em grupo (GRA);
- Assistência de distância de condução (RDA);
- Assistência de travagem de emergência (EBA).
As duas funções restantes são voltadas para a parte traseira:
- Aviso de distância traseira (RDW);
- Aviso de colisão traseira (RCW).
Com estas inovações, a Bosch pode aumentar ainda mais o prazer de conduzir e melhorar a segurança e o conforto, onde necessário. As funcionalidades dianteiras serão lançadas em parceria com a KTM, integradas na nova 1390 SUPER ADVENTURE S EVO, que estará em exposição no stand da Bosch.
Apresentando inovações para todos os segmentos, no stand da Bosch estarão também em exibição o sistema de travagem eletrónico composto de corrida, o race eCBS, lançado em parceria com a Ducati na nova Panigale V4 S 7G em julho de 2024. Esta função assinala um novo marco para o segmento de competição no mercado de motociclos.
Baseado no sistema eCBS, que faz parte do ABS da Bosch para motos de gama alta, esta tecnologia permite a combinação de travagem dianteira e traseira, mesmo quando apenas um dos travões é ativado. Na prática, ao acionar o travão dianteiro, a pressão do travão traseiro aumenta automaticamente. Enquanto o eCBS foi desenvolvido para uso diário, o race eCBS destina-se especificamente ao uso em pista de corrida.
Rumo à eficiência: a Bosch aposta na mais recente tecnologia de motorização
Tornar a condução mais eficiente é um dos objetivos que a Bosch persegue no seu trabalho de desenvolvimento contínuo. Está a ser feito um esforço significativo para eletrificar a motorização dos veículos de duas rodas. Para se adaptar à crescente tendência da mobilidade eletrificada, a empresa introduziu várias soluções para diferentes segmentos de veículos. A sua unidade de controlo do veículo e o motor elétrico integrado visam concretizar a mobilidade elétrica de 6 kW ou mais. Outras soluções de motor “In-hub” e controladores associados dominam os segmentos de veículos mais pequenos, especialmente nos mercados da Índia e do Sudeste Asiático.
A nova unidade de controlo de motor de 2 kW da Bosch ajuda os clientes a trazer a eletrificação para segmentos menores. A unidade de controlo do motor combina o inversor, o sistema de gestão do motor e o controlo do veículo num único componente compacto. Em conjunto com o motor “In-hub”, a unidade de controlo do motor pode ser utilizada para implementar funções de conforto, como um modo de arranque mais suave (condução suave) ou cruise control para manter a velocidade.
Controlado pelo motor elétrico, o controlo de tração elétrico previne o deslizamento da roda traseira ao arrancar, aumentando a segurança na condução. A função de “condução com um acelerador”, por sua vez, é uma função adicional que aumenta a eficiência do motor de força, permitindo que a motocicleta recupere a energia de travagem quando o condutor reduz o acelerador. Isso ajuda a prolongar a autonomia da bateria elétrica em até 8%.
Com perfis de vibração elevados e níveis de proteção contra a entrada de até IP67, a unidade de 2 kW pode lidar com quaisquer condições climáticas e de estrada.
Ao mesmo tempo, a Bosch continua a trabalhar para tornar a tecnologia de combustão atual ainda mais eficiente. Neste sentido, a Bosch está a fornecer sistemas de gestão de motor e componentes específicos para motociclos e veículos de powersports, ajudando os fabricantes a cumprir as futuras regulamentações de emissões, como a Euro 5 e a BS 6 da Índia (Bharat Stage 6), incluindo o sistema completo de Diagnósticos a Bordo II (OBD), Etapas 1 e 2.
Juntamente com a mais recente tecnologia de sensores, os sistemas de gestão de motor podem alcançar ganhos de eficiência consideráveis em comparação com o carburador convencional, ainda em ampla utilização em mercados emergentes. Os componentes de motor da Bosch, como injetores ou sensores e controladores, também já são capazes de suportar razões de mistura de gasolina de até E100 e CNG/LPG, mesmo no setor de motociclos.
Funções adicionais, como vários modos de condução ou soluções de troca rápida, também podem ser implementadas de forma rápida e fácil através da unidade de controlo do motor, mesmo em classes de veículos menores.
Digital: Funções sob pedido e atualizações over-the-air
Cada vez mais comuns nos automóveis, as atualizações over-the-air e as funcionalidades sob pedido estão também a ganhar terreno nas duas rodas. Aqui, a Bosch continua a apostar nas suas competências principais: desenvolver soluções que combinam progresso tecnológico e prazer de condução. As soluções de software da Bosch permitem que os motociclistas instalem novas funções mesmo após a compra do seu veículo.
Modos de condução especiais ou avançados para pista ou uso fora de estrada, assim como funcionalidades de conveniência para a próxima viagem longa, podem, portanto, ser adicionados sob pedido. Isso é feito de forma fácil através do próprio smartphone do condutor: as novas funções ou atualizações são descarregadas a partir da aplicação do fabricante do veículo e, em seguida, aplicadas ao motociclo.
Para criar uma integração suave de funcionalidades conectadas e uma experiência do utilizador, é vital que a interface homem-máquina esteja bem configurada e seja fácil de entender.
A longa experiência da Bosch no desenvolvimento de clusters é evidente aqui: as gerações existentes de displays TFT, que vão desde o cluster conectado de 5” até ao cluster de conectividade integrada de 10,25”, apresentam uma legibilidade impressionante mesmo à luz direta do sol, graças ao processo de ligação ótica, que é aplicado a toda a gama dos produtos de display.
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