Há um novo centro de investigação no Porto, totalmente dedicado à Inteligência Artificial (IA), tudo isto para que a cidade se torne num pólo de dinamização desta área, tornando-se também uma referência internacional da área.

Há um novo centro de investigação no Porto, totalmente dedicado à Inteligência Artificial (IA), tudo isto para que a cidade se torne num pólo de dinamização desta área, tornando-se também uma referência internacional da área.
Com o objetivo de promover a cidade como um centro de Inteligência Artificial (IA), nasceu no final de 2018 o Porto.AI, o primeiro centro português afiliado ao City.AI. A iniciativa é agora apresentada por Isabel Chaves e Ricardo Sousa, os seus co-fundadores.
O City.AI é uma comunidade global de dinamizadores de inteligência artificial. Esta, tem como objetivo a democratização do desenvolvimento e utilização da inteligência artificial. Neste momento está presente mundialmente em mais de 60 cidades.
O Porto.AI tem como pilar principal o objetivo de tornar a cidade do Porto uma referência internacional em Inteligência Artificial. E, para o efeito, «a criação de uma plataforma para dinamizar as comunidades e o tecido industrial que actuam na área da Inteligência Artificial», assegura Ricardo Sousa, fundador do projeto Porto.AI.
«O Porto tem sentido uma evolução muito significativa de empresas tecnológicas do qual Inteligência Artificial é parte nuclear dos seus serviços. Achamos que era o momento ideal para a criação do projeto Porto.AI», acrescenta Carlos Leite, co-fundador do Porto.AI.
Os promotores da iniciativa Porto.AI realçam que o projeto não existe sem a comunidade que o suporta. Como tal, é para a cidade do Porto que surge este projeto – refere a Isabel Chaves do Porto.AI.
Acrescentando, que o Porto.AI pretende criar um fórum «onde qualquer pessoa com interesse em processamento de linguagem natural, visão por computador, deep learning, estatística, robótica e Internet-of-Things é bem-vinda em se juntar aos vários eventos e conversas que estão, ou vão, ser organizadas na cidade».
Tanto é, que este projeto conta com o apoio de Rui Mendes e Leonid Kholkine, membros fundadores da Comunidade Data Science Portugal e Python Porto, e agora, também como membros do Porto.AI.
Após quase 6 meses de preparação, o arranque do Porto.AI foi marcado por um evento no formato de meetup (reunião de um grupo de pessoas que partilham os mesmos interesses) que contou com a participação de mais de 40 profissionais da área.
Aliás, tendo como oradores convidados o Doutor Wang Lee, investigador da Google DeepMind. Contou também com a presença do Professor Doutor Luís Paulo Reis, da Universidade do Porto.
Aqui, ficámos a conhecer os últimos trabalhos em interpretação de texto por algoritmos de aprendizagem máquina (Machine Learning, em inglês), bem como os mais recentes desenvolvimentos na área de futebol robótico. Já em seguida, podemos ver a cobertura desta primeira grande reunião.
Por fim, a organização acrescenta que o ano 2019 vai ser um ano com muitas atividades, a serem divulgadas em breve no site e nas redes sociais do Porto.AI, dos quais irão constar Workshops, Tutoriais, «Study Groups» ou Sessões do plenário do Porto.AI.
Comentários recentes