Os botões Amazon Dash foram recentemente banidos na Alemanha. A empresa já fez saber que iria recorrer da decisão.
Alemanha proíbe a utilização dos botões Amazon Dash
O advento da Internet of Things, a internet das coisas, trouxe-nos novos gadgets como os botões Amazon Dash. Com um simples clique o utilizador estaria a comprar, a título de exemplo, uma recarga de detergente.
Na semana passada um tribunal de primeira instância em Munique considerou que botões da Amazon não respeitam o direito vigente na Alemanha. Por conseguinte, ordenaram à gigante tecnológica que deixasse de os vender em solo alemão.
Tribunal da Alemanha considera que os botões Amazon Dash violam a lei
Primeiramente, os botões Amazon Dash efetuam compras automáticas, quando acionados, através da plataforma de vendas online desta multi-nacional norte-americana. Assim sendo, são uma forma simples e fácil de repor o stock de produtos tão variados como detergentes e diversos consumíveis.
O busílis da questão reside na incapacidade de o botão avisar o consumidor das mudanças de preço do artigo que se presta a comprar. Assim sendo, os botões Amazon Dash acabam de ser banidos da Alemanha.
Sustentando a sua tese, pode ser lido na jurisprudência alemã, a preocupação com as constantes flutuações de preço dos produtos. Algo que não é veiculado ao consumidor no momento em que ele prime o botão e efetua uma transação.
Esta pronúncia judicial ocorre após o orgão de defesa dos direitos do consumidor alemão ter trazido o caso para a ribalta. Agora, a primeira decisão vem dar razão à petição deste orgão.
“Estamos sempre dispostos a acolher a inovação. Todavia, se esta inovação acaba por perigar os direitos dos consumidores, então temos que nos impor” – declarações de Wolfgang Schuldzinski, presidente do orgão de defesa do consumidor.
Entretanto e já de acordo com a agência Reuters, a Amazon planeia recorrer desta decisão de primeira instância.
A Amazon vai recorrer da decisão
Recordamos que este botão Amazon Dash foi anunciado pela empresa em 2015. Entretanto, em 2017 a norte-americana afirmou que já mais de 600 marcas utilizam este peculiar conceito para facilitar as compras.
São pequenos botões de aspecto e construção simples. Possuem uma superfície adesiva na sua parte inferior e funcionam juntamente com a aplicação (app) para dispositivos móveis da Amazon. Posto isto, podem ser aplicados em virtualmente qualquer superfície. Tudo isto para que com um simples pressionar do botão, horas ou dias depois, a sua encomenda esteja à porta.
Ainda de acordo com a agência Reuters, a decisão de recurso até ao esgotamento das vias legais, foi confirmada por um porta-voz da empresa norte-americana. Aguardamos agora por novos desenvolvimentos.
Pronto… a próxima geração de botões tem um display com o preço.
Foi exatamente no que pensei quando li o artigo..