Como sabemos, a empresa de Cupertino, com este seu novo Apple Pay, passará a permitir aos utilizadores de dispositivos móveis como o iPhone 6, o iPhone 6 Plus e o Apple Watch a utilização da tecnologia NFC para efectuarem o pagamento das suas compras, bastando para isso aproximar o dispositivo do terminal de pagamento.
A tecnologia NFC no entanto, divide-se em 3 modos distintos, o primeiro modo é o mais simples e é o modo que permite a leitura de pequenos “pedaços” de informação, como contactos telefónicos ou até mesmo endereços Web. O segundo modo é o que a gigante de Cupertino utiliza neste novo serviço, no Apple Pay, pois este permite emular um cartão de pagamentos. Por fim, o terceiro modo, que ainda não é utilizado actualmente, permite que o seu dispositivo móvel funcione como um leitor de cartões.

E para este terceiro modo que a empresa de Cupertino aponta, segundo alguns rumores na imprensa internacional, a Apple está a pensar implementar este modo no serviço Apple Pay, permitindo desta forma ao utilizador trocar dinheiro com os seus amigos através de smartphones ou até mesmo efectuar pagamentos entre dois smartphones. Esta funcionalidade neste momento ainda não está a ser explorada nem pela Apple nem pela sua concorrente directa Google.
“Nós estamos interessados em transformar cada telefone num dispositivo de aceitação de pagamentos.”
James Anderson, vice-presidente sénior da empresa MasterCard
No entanto antes de esta tecnologia ser implementada, existem alguns requisitos que devem ser tidos em conta, como a distância mínima e máxima a que os pagamentos podem ser feitos e também a velocidade a que esses pagamentos acontecem. Os terminais de pagamento foram projectados e construídos tendo em conta esses requisitos, no entanto nem todos os Smartphones seguiram esses mesmos requisitos de construção, daí antes de este modo ser implementado, os dispositivos móveis têm de ser preparados para tal tecnologia.
Neste momento são ainda rumores, com toda a certeza com a velocidade que esta tecnologia está a evoluir e também com base na possível aceitação por parte dos utilizadores desta tecnologia, poderá ser possível ver este modo implementado muito em breve.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Comentários recentes