O objectivo é devolver aos seus donos a memória das fotografias perdidas e danificadas durante o tsunami.
Este projecto envolve, inicialmente, a recolha de fotografias preciosas, encontradas na área afectada pelo desastre.
Posteriormente procede-se à sua limpeza, com o apoio do governo local e de inúmeros voluntários.

Digitalizar fotografias
O passo seguinte é a digitalização e armazenamento das fotografias na cloud, com o apoio de multifunções a cores da Ricoh, para que as pessoas as possam pesquisar facilmente.
As pesquisas podem ser efectuadas em computadores situados nos centros de fotografia do governo local.

Pesquisa de fotografias
Assim que a pessoa encontra a fotografia, o original e todos os dados associados são devolvidos através das entidades locais. No total, estão armazenadas digitalmente cerca de 400.000 fotografias.
Nos quatro anos que passaram desde o terramoto e subsequente tsunami, praticamente 90.000 destas fotografias já foram devolvidas aos seus donos através de centros de fotografia em cinco localidades diferentes.

Devolução das fotografias
A partir destas atividades, a Ricoh construiu uma base de conhecimento considerável em termos da utilização de recursos, capacidades organizacionais, tecnológicas e de instalações, por forma a fazer a diferença em colaboração com as entidades locais.
Claro que, num mundo ideal, não haveria necessidade de se utilizar este conhecimento de novo – porém, e caso um desastre deste género ocorra de novo, a Ricoh está empenhada em partilhar a sua experiência da forma mais alargada possível, para ajudar quem mais precisar.
A força motriz por detrás do projeto de devolução das fotografias tem sido, sem dúvida, a determinação das pessoas afectadas pelo terramoto em voltar a dar aos respectivos donos as suas memórias valiosas e as fotografias insubstituíveis
Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal.
O Grupo Ricoh irá desenvolver mais formas para poder ajudar, ao mesmo tempo que contribui de forma alargada para o desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, na esperança de reconstruir e reerguer a indústria na área afectada pelos desastres naturais.
Detalhes do projeto:
Áreas |
Rikuzentakata (prefeitoria de Iwate), Minamisanriku, Onagawa* e Watari (prefeitoria de Miyagi), Minamisoma (prefeitoria de Fukushima)*Centro de fotografias apenas em Onagawa, operação até 11 de Março de 2015 |
Fotografias digitalizadas |
418,721 |
Fotografias devolvidas |
90,128 (a 9 de Março de 2015)Rácio total de fotografias devolvidas a partir dos cinco centros de fotografia: 21,5%(Rácio mais alto de fotografias devolvidas num só centro: 58,8%) |
Voluntários |
518 Colaboradores de 17 companhias do Grupo RicohOs colaboradores estão a participar nas atividades, incluindo na limpeza e digitalização de fotografias, nos intervalos dos seus horários laborais, aproveitando ao máximo os campos especialistas em cada companhia e os espaços abertos nos escritórios. |
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