A SAFIRA, consultora tecnológica focada no desenho e implementação de processos mais inteligentes, acaba de anunciar o desenvolvimento de um projeto para a portuguesa YLCE (Yes Low-Cost Energy).
Trata-se de uma plataforma web alojada na Cloud constituída por um Portal Público (comunicação com os clientes) e um BackOffice (gestão operacional) que permite à YLCE ter o seu negócio totalmente on-line e disponibilizar uma oferta de baixo custo (segundo o simulador da ERSE, a YLCE aparece como a melhor oferta nas várias opções tarifárias em Portugal continental).
Nos três primeiros meses o portal atingiu mais de 2000 visualizações/dia, mais de 5600 simulações, mais de 3000 clientes registados e fechou 2014 com aproximadamente 5000 contratos efetuados, sendo em média necessários apenas 10 minutos para mudar de comercializador sem sair de casa.
O Desafio
Entrar no negócio da venda de energia foi o desafio que levou a ENFORCESCO a criar a YLCE, Yes Low Cost Energy, um novo player que se dedica à venda de eletricidade em modo low-cost. Para manter os custos da operação baixos, garantir um âmbito de atuação global, proporcionar uma excelente experiência de utilização e disponibilizar uma oferta competitiva, a empresa portuguesa teve de investir em tecnologia e, sendo uma operação sobretudo on-line, a escolha do parceiro era essencial para o sucesso do projeto.
A proposta da SAFIRA – baseada em tecnologia Cloud Microsoft Azure – foi a que melhor respondeu aos requisitos e necessidades da YLCE. Os fatores decisivos para a seleção estiveram relacionados com o longo historial de parceria entre as duas empresas, o seu know-how em soluções de Cloud Computing, e a sua experiência quer em aplicações de gestão e apoio ao negócio, quer no setor energético, em particular no
OMIP – Operador do Mercado Ibérico de Energia.

A Solução
Tendo em conta os desafios da YLCE, a SAFIRA desenvolveu uma Plataforma web que assenta em tecnologia Windows Azure e MVC com base de dados Azure SQL, constituída por um Portal Público e um BackOffice. O Portal Público é o ponto de comunicação com os utilizadores, onde podem aceder à informação institucional, comparar a oferta com a da concorrência, simular quanto poupam se mudarem de fornecedor, aderir ao serviço, entrar na área de cliente e interagir com a empresa – tudo isto sem necessidade de deslocações, num processo simples, cómodo e rápido que apenas exige um browser com acesso à internet. Na área de cliente, os utilizadores podem consultar os seus dados, contratos, facturas e colocar questões aos operadores de BackOffice. No BackOffice é efectuada a gestão de todo o negócio: acompanhamento da carteira de clientes, desde a validação da documentação até à oferta, facturação, perfil de consumo de energia e tratamento da informação. Por estar baseada na Cloud, todas estas atividades podem ser efetuadas em qualquer altura e em qualquer lugar simplifi-cando e reduzindo drasticamente os custos de internacionalização.
De acordo com João Nuno Serra, CEO da ENFORCESCO SA, “A implementação da plataforma correu bastante bem e a SAFIRA foi sempre muito activa durante todo o projeto. Desde o primeiro dia revelou-se muito mais que um simples prestador de serviços, fazendo questão de acrescentar valor através da sua experiência e conhecimento em cada decisão tomada. Hoje conseguimos ter uma operação baseada na Cloud, totalmente on-line e pensada à escala global.”
A Plataforma é auto-suficiente em termos de informação, sendo integrada com as seguintes entidades:
- OMIE (Operador do Mercado Ibérico de Espanha), de onde é extraída informação para importar na plataforma os preços a que a energia é transacionada e adquirida pela YLCE;
- Contabilidade/Facturação, a quem a YLCE envia informação sobre os consumos dos clientes.
Para tornar a oferta low-cost numa realidade, João Nuno Serra da ENFORCESCO realça: “O mercado diário onde adquirimos energia (OMIE) permite a todos os comercializadores aprovisionarem energia a preços muito similares. A diferença está nos custos operacionais e de estrutura que impactam na tarifa praticada. Houve então a necessidade de desenhar um modelo de operação assente nas TI, baseado na Cloud, totalmente on-line e automatizado para exigir o mínimo de trabalho manual, investimento em infra-estruturas e espaço físico, garantindo ao mesmo tempo flexibilidade para evoluir à medida do crescimento do negócio. O know-how da SAFIRA e a tecnologia Microsoft foram críticos para chegarmos a este patamar.”
Outro dos desafios a que a SAFIRA teve de responder foi garantir a segurança da operação, como explica João Nuno Serra “No âmbito da discussão sobre a plataforma de base para o desenvolvimento do Portal Público e do BackOffice, era importante termos soluções de software que nos dessem todas as garantias de operacionalidade, mas sobretudo de segurança. Porque desde o início optámos pela Cloud, o Azure foi a solução mais ajustada às nossas necessidades. Com o Azure é possível escalar a utilização do Portal e permitir um acesso universal ao nosso BackOffice, a partir de qualquer parte do mundo. A segurança da operação na replicação do negócio para outros países, está assim garantida.”
“Desde o arranque que a SAFIRA faz parte das decisões sobre metodologias e soluções tecnológicas que melhor correspondem às necessidades da ENFORCESCO e recorremos frequentemente à SAFIRA para aconselhamento técnico sobre os processos defi¬nidos. O negócio assenta na plataforma tecnológica e por essa razão a SAFIRA é vista como um verdadeiro parceiro e não como um mero fornecedor,“ destaca João Nuno Serra.
Resultados
Os principais benefícios para o Cliente incluem:
- Maior eficiência – o processo de avaliação e adesão é on-line, de forma cómoda, simples e rápida;
- Maior satisfação e experiência de utilização – não há necessidade de deslocações, evitando a perda de tempo, filas e demasiada burocracia.
E para a ENFORCESCO:
- Diminuição de custos com infra-estrutura, garantindo preços mais baixos ao cliente e podendo actuar em qualquer lugar
- Oferta de um serviço diferenciador e ágil aos utilizadores
- Flexibilidade para evoluir e continuar a crescer quer no mercado nacional quer internacional – gestão do negócio e conquista de clientes em qualquer parte do mundo.
Comentários recentes