Segundo o documento, a relação entre os consumidores e os prestadores de serviços de comunicações eletrónicas nem sempre é isenta de conflito.
Nos últimos tempos têm sido recorrentes os contactos com o Grupo Parlamentar do PCP, de consumidores queixando-se da forma como os operadores abusivamente utilizam o período de fidelização consagrado na lei. Esta preocupação é muito presente nos portugueses e a prova de que o problema é efetivamente muito alargado é o número de mais de 157 mil cidadãos que subscreveram a petição que tem por objetivo a redução dos períodos de fidelização, promovida pela DECO.
Para o PCP “…o problema prende-se com o período excessivo de fidelização que as operadoras de comunicações utilizam no seu limite máximo. O n.º 3 do artigo 48.º da Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, por diversas vezes alterado) refere que “os contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas celebrados com consumidores não podem estabelecer um período de duração inicial superior a 24 meses.” E ainda que o número seguinte do mesmo artigo refira que “as empresas que prestam serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público devem oferecer a todos os utilizadores a possibilidade de celebrarem contratos pelo prazo de 12 meses”, a regra instalada é a da utilização generalizada do período máximo previsto na lei.

Three Businesswomen Texting
O documento refere ainda que “…Quando o cliente, na procura de soluções que melhor sirvam os seus interesses, pretende denunciar o contrato, ai é obrigado, em regra, a pagar a totalidade da duração do período de fidelização. ”
Assim, o PCP pretende que a nova lei conste a seguinte informação:
- A informação relativa à duração dos contratos deve ser clara, percetível e prévia à celebração do contrato e incluir indicação da existência de períodos contratuais mínimos associados, designadamente, à oferta de condições promocionais, à subsidiação do custo de equipamentos terminais ou ao pagamento de encargos decorrentes da portabilidade de números e outros identificadores, bem como indicar eventuais encargos decorrentes da cessação antecipada do contrato por iniciativa do assinante, nomeadamente em consequência da recuperação de custos associados à subsidiação de equipamentos terminais.
- Durante o período de fidelização, os encargos para o consumidor, decorrentes da resolução do contrato por sua iniciativa, não podem ultrapassar os custos que o fornecedor teve com a instalação da operação, sendo proibida a cobrança de qualquer contrapartida a título indemnizatório ou compensatório.
- Em qualquer momento do período de fidelização, e a pedido do consumidor, deve o prestador de serviços informar sobre a data do termo desse período, bem como sobre o valor que lhe cabe pagar em caso de resolução antecipada do contrato.
Concorda com este projecto de lei?
Há uma coisa que deveria ser alterada… A obrigação dos canais Tv… porque ser obrigado em 187 canais?
187canais? Eu so queria net, nem queria telefone, estou a pagar 40€ por net+canais+tlf na altura colocaram este pacote por causa de um desconto qualquer da BEU e dos pacotes que têm so com net e telefone a diferença fica nos 10€ + 2anos de fidelização…
Esperemos que este seja o fim dos contratos de permanência abusivos!
Não tem problema , aumenta-se os custos. Eu tenho um contrato de 24 meses e se quisesse um de 12 estaria a pagar o dobro. Conversa só pra encher, as operadoras arranjam formas de compensar e estes inteligentes s em vez de facilitar complicam.
A ser assim a Proposta está muito mal estruturada.
Obviamente as Operadoras vão ajustar caso seja aprovada. a Vodafone se bem me lembro tinha a opção de fidelização de 12 ou 24 meses. A de 12, se não me engano e corrijam-me se estiver enganado, não havia desconto na mensalidade.
Continua a não haver solução há vista os pacotes de tv mais pequenos não têm os canais que quero, a maioria dos canais nem vejo, se subscrever o pacote maximo de canais apenas vou ver 15 canais!!! ora por que temos de pagar por canais que nada nos interessa.
A nivel de telefone, eu não necessito de chamadas internacionais, porque as tenho? para justificar o preço?
enfim…
No passado dia 29 de Janeiro 2016 no programa grande Reportagem e coragem da RTP 1
mostrou como opera em especial a operadora NOS COMUNICAÇÕES SA tirou a já depenados mais de 70 milhões de Euros onde a Imprensa e Justiça e Governo se remeteu ao silencio absoluto ninguem comentou nem na Ditadura havia tanto segredo admiro a grande coragem da RTP 1 Jornalistas assim deviam ser premiados mas talvez vão para o desemprego aqui dão medalhas a inuteis os verdadeiros herois sao esquecidos daqui 500 anos talvez se lembrem destes jornalistas de coragem