A AWS fornece serviços de computing, armazenamento, redes, bases de dados e outros tecnologicamente avançados, incluindo soluções de inteligência artificial e machine learning, em modalidade on-demand e pay-as-you-go. Algumas das startups mais bem-sucedidas do mundo, tais como a Airbnb, Netflix e Tinder, bem como organizações corporativas como a Expedia, Formula 1 e a General Electric, ou ainda organizações governamentais como a Agência Espacial Europeia, o Ministério da Justiça do Reino Unido ou a NASA, usam as soluções da AWS para inovar, aumentar a sua agilidade e reduzir os seus custos de TI.
As equipas da AWS compostas por gestores de conta, gestores de parceiros, arquitetos de soluções e muitos outros profissionais estão já a apoiar os clientes portugueses a executar os mais diversos trabalhos em diferentes áreas, desde os ambientes de desenvolvimento e teste a análise de Big Data, mobile, web e social media, aplicações de negócio empresariais, Internet of Things (IoT) e workloads críticos.

A AWS tem como clientes alguns dos negócios mais reconhecidos e em rápido crescimento de Portugal, incluindo a EDP – Energias de Portugal, Feedzai, Globalvia, Grupo Impresa, Jumia, Lusiaves, Miniclip, Prodsmart, OutSystems, Unbabel e Uniplaces, bem como organizações públicas como a Cidade do Porto. A AWS apresenta também um grupo ativo de utilizadores Portugueses, com centenas de membros, que organiza encontros locais para developers, com o objetivo de partilhar as melhores práticas, conhecimentos e contactos entre profissionais.
Estamos entusiasmados por abrir o nosso primeiro escritório AWS em Portugal. A decisão de abrir oficialmente um escritório em Lisboa surge no seguimento de muitos anos a apoiar os clientes do país na sua adoção da cloud. Temos vindo a denotar um interesse real por parte das empresas em Portugal, que pretendem arrancar com a AWS para inovar, reduzir os seus custos de TI e fazer crescer as suas organizações em todo o mundo. Estamos ansiosos por promover o pioneirismo do país ao lado dos nossos clientes, ajudando-os a acelerar a sua transformação digital e a fornecer novos e inovadores produtos e serviços.
Afirmou Miguel Alava, Diretor da AWS para o Sul da Europa.
Durante muitos anos, a AWS tem vindo a apoiar a comunidade tecnológica e as startups Portuguesas, trazendo para o país programas como o AWS Activate e o AWS Educate.
O AWS Activate disponibiliza às startups os recursos que necessitam para arrancar em AWS – incluindo até $100,000 (USD) em créditos, formação, suporte e contacto com incubadoras, a que se juntam aceleradores e empresas de capital de risco, como a Founders Founders Portugal, Porto Design Factory, Startup Portugal, Startup Sintra ou a Indico Capital Partners e a Portugal Ventures.
Um exemplo de uma startup em Portugal que tirou partido do AWS Activate para crescer é a Unbabel. Trata-se de uma empresa que fornece serviços de traduções na sua plataforma baseada em inteligência artificial (IA), tendo iniciado o programa AWS Activate em 2013. Desde então experienciou um rápido crescimento e apresenta agora uma rede de cerca de 50.000 tradutores, com clientes em todo o mundo. A AWS tem igualmente estado ativa no setor da educação em Portugal, formando estudantes e a próxima geração de líderes de TI com o AWS Educate.

O AWS Educate apoia os estudantes universitários e os professores a desenvolver conhecimentos e capacidades em cloud computing AWS, com o intuito de acelerar a aprendizagem relacionada com a cloud. As instituições que são membros do AWS Educate em Portugal incluem a Fundação Champalimaud em Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade do Algarve.
O anúncio da abertura do escritório da AWS recebeu as boas-vindas por parte do Governo Português, através do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmando que:
Portugal dá as boas-vindas à Amazon Web Services. Estou particularmente satisfeito que a empresa tenha optado por abrir o seu mais recente escritório no nosso país. Este anúncio reafirma a posição de Portugal na vanguarda digital e enquanto local atrativo para investir, confirmando a importância da cloud computing na digitalização de Portugal. O Governo Português está empenhado em assegurar que todos os setores da nossa sociedade estejam preparados para a nova economia digital alimentada pela cloud computing. O interesse da Amazon Web Services em Portugal, juntamente com o potencial que outras tecnologias avançadas baseadas na cloud, como a inteligência artificial, machine learning e a Internet of Things, irão reforçar a posição de Portugal como centro europeu de inovação.
As organizações de empreendedorismo Portuguesas, como a Beta-i, receberam de forma muito positiva a abertura do escritório da AWS em Lisboa. Criada em 2010, a missão da Beta-i é dar suporte e promover a inovação em Portugal.
Reconhecida como uma incubadora líder de startups, a Beta-i desenvolve programas que ajudam as startups a acelerar o seu crescimento e sucesso.
Ricardo Marvão, Cofundador da Beta-i, comentou:
Estamos muito satisfeitos por saber que a AWS, um nome reconhecido no ecossistema das startups, está a estabelecer presença em Lisboa. No novo mundo de hoje, colocar rapidamente uma ideia no mercado é crucial e os empreendedores apercebem-se que a Cloud AWS lhes permite passar de uma ideia ao seu lançamento num tempo recorde. Estamos entusiasmados por colaborar de forma ainda mais próxima com a AWS, para alimentar ainda mais uma comunidade de startups empresariais e inovadoras em Lisboa e em Portugal.
Outros clientes a dar as boas vindas à AWS em Portugal incluem a OutSystems, uma empresa de tecnologia sediada em Lisboa que recentemente recebeu um investimento de 360 milhões de dólares numa ronda de investimentos da KKR e da Goldman Sachs. A OutSystems é líder em low-code, uma solução para o desenvolvimento rápido de aplicações, que ajuda as organizações corporativas a acelerar a sua transformação digital.
A OutSystems oferece a AWS como um ambiente de alojamento para os seus clientes na cloud, que permite implementar e gerir as suas aplicações mais rapidamente.
Ao utilizar a AWS duplicámos o crescimento do nosso negócio baseado na cloud em seis meses, enquanto servíamos clientes em mais de 50 países. A AWS proporcionou-nos maior flexibilidade, um time-to-market mais rápido, e permitiu-nos crescer em todo o mundo.
Afirmou José Casinha, Chief Information Security Officer da OutSystems. Damos as boas vindas à AWS a Portuga.
Comentários recentes