O procedimento de estacionamento que existe atualmente será totalmente revolucionado: o condutor nunca mais vai ter que estacionar e procurar a sua viatura; o próprio carro procura sozinho um lugar de estacionamento livre, e regressa sozinho para as mãos do condutor. O estacionamento autónomo só é possível graças a uma infraestrutura inteligente colocada no local de estacionamento e na própria unidade de controlo do veículo da Bosch, em conjunto com a mais recente geração de sensores internos da Mercedes-Benz e com a experiência da car2go na área da partilha de viaturas.
Tudo isto vai permitir o exercício de manobras automatizadas em parques ou garagens de estacionamento devidamente equipadas, num futuro próximo.
Os nossos clientes estão sempre no centro de todo o nosso trabalho, atenção e estratégia. No futuro, até mesmo os seus carros irão ter com eles
Estas foram as palavras de Thomas Weber, membro da direção do conselho de administração da Daimler AG, e responsável pelo Grupo de Investigação & Desenvolvimento de carros da Mercedes-Benz. Também foi referido que esta solução está a ser desenvolvida com suporte de várias parcerias, a Bosch e um importante serviço de mobilidade car2go que ajuda a desenvolver e a testar uma solução que tem por base uma infraestrutura que permite um serviço completo e automatizado de “valet parking”. Uma ideia que ficou sempre bem presente é o avanço no que toca à condução autónoma ou, como neste caso, em direção ao estacionamento autónomo!
O estacionamento totalmente autónomo estará preparado para produção em massa antes da condução totalmente automatizada. A velocidade de condução reduzida e a informação que existe sobre a infraestrutura do parqueamento permite uma implementação mais rápida.
…disse Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Bosch.
O cenário é bastante simples: O smartphone é utilizado para alugar uma viatura através do serviço car2go. Assim que o cliente chegar à zona de recolha do automóvel no parque de estacionamento, o carro irá ter consigo de forma totalmente independente, pronto para seguir viagem. A devolução do carro é igualmente muito confortável. O cliente estaciona o carro na zona de entrega da garagem ou parque de estacionamento e devolve o carro através do seu smartphone.
O sistema inteligente integrado no local de parqueamento regista a viatura, liga-a e direciona-a para o respetivo lugar de estacionamento.

A Bosch está a desenvolver toda a infraestrutura necessária para o parque de estacionamento automóvel, incluindo os sensores de ocupação em cada lugar de estacionamento, as câmaras e a tecnologia de comunicação. Além disto, a Bosch ficará também responsável por toda a unidade de comunicação do veículo que não só controla o processo de estacionamento, como também define, em conjunto com a Daimler, a interface com os componentes existentes no veículo. A Daimler vai ajustar o sistema de sensores e o software nos veículos da car2go e permitir futuras inovações no seu modelo de partilha de carros.
Comentários recentes